Campanhas do Agasalho são intensificadas com frente fria que chega ao Rio

A previsão é de que o frio polar permaneça na Capital Fluminense até agosto

Pedro Cardoni*

As doações são distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade Fábio Costa/Prefeitura do Rio
As doações são distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade
Fábio Costa/Prefeitura do Rio

Uma nova frente fria chega na Capital Fluminense nesta quarta-feira (13), com a previsão de que os termômetros atinjam uma temperatura mínima de até 10°C. Meteorologistas preveem que o fenômeno meteorológico de frio polar, conhecido como "La Niña", vai ser o mais intenso dos últimos 23 anos e vai permanecer na região até agosto.

Nesse momento, a Campanha de Agasalhos 2022 continua arrecadando doações para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam se proteger do frio. Até o momento, 1,95 toneladas de cobertores, roupas, calçados e agasalhos já foram coletadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura do Rio. A campanha vai continuar ativa até a primeira quinzena de agosto.

Além da campanha de doações, pessoas em situação de rua também estão sendo atendidas e abrigadas em centros de assistência social da Prefeitura. O número de atendimentos nos últimos 49 dias dobrou com relação ao número médio diário habitual. Ao todo, 21.540 pessoas foram atendidas, 2.781 acolhidas em abrigos e 4.284 refeições distribuídas pela Prefeitura.

Novas 120 vagas na rede de acolhimento também estão sendo disponibilizadas. Hoje, existem 2.219 pessoas acolhidas em abrigos e a rede tem uma capacidade de 2.600 vagas em 53 unidades.

"Tanto a Campanha do Agasalho, como a operação especial de acolhimento de população em situação de rua por causa do frio intenso, foram antecipadas este ano pela SMAS. E estão contando com a participação da sociedade civil", ressaltou Maria Pucú, secretária municipal de Assistência Social.

PONTOS DE ACOLHIMENTO E DOAÇÃO

Abertos 24 horas:

CREAS Zilda Arns Neumann

Rua Cândido Magalhães, 88, Campo Grande

Centro POP Bárbara Calazans

Rua República do Líbano, 54, Centro

Horários diferenciados:

Espaço de Acolhimento Provisório (EAP)

Rua Sorocaba, 595, Botafogo

Das 19h às 8h

CREAS Maria Lina de Castro Lima

Rua São Salvador, 56, Flamengo

Das 8h às 19h

Casa Social de Cáritas

Rua Rio Grande do Sul, 10, Méier

Das 19h às 7h

Outros pontos:

Rio Scenarium (Rua do Lavradio, 20, Centro)

SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio - Praça Olavo Bilac, 28, 17 andar)

Maguje (Rua Jardim Botânico, 1003, Jockey Club)

Mercado São Sebastião (Rua do Arroz, 90, Penha Circular)

Caixas para doações também estão sendo disponibilizadas pela Mobi-Rio nas estações Marechal Fontenelle (Transolímpica), Mato Alto e Taquara do BRT.

A BAND TAMBÉM ABRAÇA ESSA CAUSA

Uma campanha da Band Rio, em parceria com o Exército da Salvação, também arrecada doações de agasalhos e cobertores neste período de inverno. Os itens coletados são distribuídos para a população em situação de vulnerabilidade.

As doações podem ser feitas nas "Caixas do Bem", instaladas nas sedes da Band de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, ou nos pontos parceiros do Exército da Salvação. Equipes do Exército da Salvação fazem a coleta das doações regularmente nos pontos de apoio.

Os pontos para doação do Band Abraça e outras campanhas para arrecadação de agasalhos podem ser conferidas aqui.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco