BandNews FM Rio de Janeiro

Campeonato internacional de surf movimenta praia de NIterói

Com ondas de até cinco metros, Itacoatiara recebe surfistas estrangeiros e brasileiros como Pedro Scooby.

Clara Kury, Helena Vieira

Campeonato internacional de surf movimenta praia de NIterói
Foto/Vídeo

Desde as 07h desta quarta-feira (14), trinta e nove surfistas participam da competição. Esta é a 6ª edição do campeonato que já é reconhecido internacionalmente como uma das principais provas de surf de ondas grandes. Apesar da ressaca, o evento recebeu sinal verde para acontecer.

A competição conta com nomes brasileiros conhecidos do mundo do surf, como Pedro Scooby e Lucas Chumbo, além de atletas internacionais vindos da Argentina, Chile, França, Portugal e Itália. 

Alguns participantes compartilharam suas expectativas com a reportagem da Band.

Expectativa pra Itacoatiara é sempre alta, por mais que a gente rode o mundo aqui sempre dá uma ansiedade, sempre dá aquele medo. Tenho total respeito por essa onda, eu sei o quanto ela é boa, o quanto ela é traiçoeira e perigosa, eu posso ser muito feliz com um tubão mas também pode ser um caldo. 

 Disse Willian Santana, um dos surfistas da bateria.

É muito maneiro ver o dia assim com altas ondas, uma das grandes competições do Brasil, e é no Rio de Janeiro do lado de casa então vambora né

Comentou Pedro Scooby.

O evento vai premiar também a melhor onda de body boarding como uma forma de reconhecimento a Itacoatiara, que é uma das praias mais importantes na formação dos melhores body boarders do Brasil. O IBW é o primeiro campeonato de ondas grandes a incluir a categoria feminina, o que aconteceu em 2019.

Pela primeira vez na história do evento, a premiação acontecerá no mesmo dia da competição. O valor do prêmio para todas as categorias dá um total de cerca de R$115 mil.

A competição é considerada uma prévia para os surfistas que irão disputar a competição de Nazaré, em Portugal.