O candidato a vereador João Fernandes Teixeira Filho, conhecido como Joãozinho Fernandes, de 48 anos, foi morto a tiros no bairro Cacuia, em Nova Iguaçu. O crime aconteceu na noite desta terça-feira (24).
Outras duas mulheres que faziam parte da equipe do candidato também foram baleadas, Célia Regina da Silva Faria e Joilma Melo de Oliveira. Elas foram levadas para o Hospital Geral de Nova Iguaçu.
Célia recebeu alta durante a madrugada enquanto Joilma passou por cirurgia de emergência. O quadro de saúde dela é estável.
João Fernandes concorria ao cargo de vereador pela primeira vez. Segundo familiares, ele foi atingido por criminosos que passaram em um carro enquanto fazia uma caminhada com parte de sua equipe, entregando panfletos para a campanha eleitoral.
De acordo com alguns membros da família do candidato, ele havia recebido ameaças recentemente.
Helena Santos, sogra da vítima, disse que a família espera o quanto antes uma resposta ao crime.
Há vinte e dois anos ele trabalha com Rogério Lisboa ajudando as pessoas nas suas casas, naquela enchente que teve que quase acabou o mundo ele arrumou telha pra muita gente la no Cacuia, ele era do Cacuia. Arrumava o hospital alí da posse porque ele conhecia o diretor, então assim a gente ta sem entender. A gente ta sem entender o porquê de tanta violência a não ser o fato dele agora ter entrado com a campanha, a única coisa que a gente quer agora é justiça porque ele não merecia morrer da forma que morreu.
A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense busca identificar os suspeitos e investiga a motivação do crime. A possibilidade de que o assassinato tenha motivação política não é descartada.