Band Rio

Carnaval na Sapucaí é adiado para o mês de abril

O evento está previsto para acontecer no feriado de Tiradentes

Beatriz Duncan

Carnaval de rua também já tinha sido adiado na capital fluminense
Carnaval de rua também já tinha sido adiado na capital fluminense
Alexandre Macieira/RioTur

Uma reunião entre os presidentes das Ligas de Escola de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo e os prefeitos das duas cidades decidiu pelo adiamento do carnaval para o mês de abril nas duas cidades. A orientação veio por meio dos secretários municipais de Saúde das capitais. A festa deve acontecer durante o feriado de Tiradentes. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (21). O evento aconteceria na última semana de fevereiro.

“Não há cancelamento do carnaval, há apenas um adiamento do carnaval da Marquês de Sapucaí, da Intendente Magalhães. Essa festa é uma manifestação cultural muito importante, feita por muita gente humilde das periferias brasileiras, construída com muito suor durante muito tempo e que tem um impacto econômico fundamental. Gera emprego, riqueza. Óbvio que a gente preferia não adiar, mas a ciência tem que ser respeitada”, afirma o prefeito do Rio, Eduardo Paes, em entrevista à Band.

O futuro dos desfiles na capital fluminense já era incerto por conta do cenário epidemiológico da Covid-19. O avanço da variante Ômicron, no fim de ano, causou um boom de casos de coronavírus, lotando postos de saúde da cidade. Nesta semana, o estado bateu recorde de casos com mais de 69 mil testes positivos em 24 horas.

O carnaval de rua também foi cancelado no Rio de Janeiro. Ainda segundo Paes, essa decisão pode voltar a ser analisada, adiando os blocos também para abril. 

“A gente tomou hoje uma decisão importante em relação ao carnaval dos sambódromos e a gente agora tem que entrar no detalhe, ouvir mais os secretários”,  declara o prefeito sobre essa possibilidade. 

Em nota, a  Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) afirma que a decisão foi tomada com “o respeito à vida e saúde do público e dos componentes das agremiações”.

Confira a nota completa da Liesa:

O Rio Carnaval é o “maior espetáculo da terra”, sinônimo de felicidade e que encanta pessoas em todo mundo. No entanto, tão importante quanto a festa na Marquês de Sapucaí é o respeito à vida e saúde do público e dos componentes das agremiações. Por isso, a LIESA — Liga Independente das Escolas de Samba — anuncia que o Carnaval 2022 acontecerá em um novo período: no feriado prolongado de Tiradentes, em abril.

A decisão de transferir as datas dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial era um dos cenários já previstos pela organização. Com a proximidade do evento, foi mais prudente adiar a festa, situação alinhada com as autoridades sanitárias estadual e municipal.

A Liga esclarece que, mesmo na ocasião, seguirá todas as recomendações dos órgãos competentes e protocolos vigentes, garantindo assim, que os desfiles do Sambódromo aconteçam de forma segura, sem deixar de perder o brilho e a alegria contagiante que tanto o caracterizam.

A ordem dos desfiles e horários seguem mantidos e todos os ingressos adquiridos passam a valer automaticamente para as novas datas. A LIESA disponibilizará ainda um canal direto para esclarecer dúvidas e orientar sobre a compra de ingressos.

As 12 escolas do Grupo Especial já planejaram seus desfiles e seguem trabalhando na Cidade do Samba com otimismo!