Carnaval: Veja como será esquema especial de segurança com mais de 10 mil PMs

Só na região da Sapucaí, serão mais de 3 mil agentes trabalhando

Felipe de Moura*

O tenente-coronel Ivan Braz concedeu entrevista à TV Band Reprodução
O tenente-coronel Ivan Braz concedeu entrevista à TV Band
Reprodução

O Carnaval do Rio de Janeiro vai contar com um esquema especial de segurança. Mais de 10 mil policiais militares vão participar do reforço de segurança que vai de hoje (20) até domingo (24). Na região da Sapucaí, 3.200 PMs serão distribuídos em 49 pontos de bloqueio para evitar que pessoas que não tenham ingresso ou credenciais se aproximem do local.

“A ideia é que possamos montar um planejamento tático de segurança já mundialmente conhecido, que é o de isolamento de grandes eventos. Será montado um grande cerco ao redor do Sambódromo com o intuito de garantir total segurança aqui (passarela do samba) no interior. Quero pedir aos moradores de Catumbi, Estácio, Praça XV e demais regiões, que só trafeguem por aqui com o comprovante de residência.”, disse o tenente-coronel da PM, Ivan Blaz.

A Operação Lei Seca também vai ser reforçada próximo à Marquês de Sapucaí com blitzes de fiscalização. Os condutores dos carros alegóricos das escolas de samba do Grupo Especial vão ser testados para detectar possível presença de álcool. Ao todo serão 280 agentes distribuídos na capital Fluminense e no estado, como em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

“Teremos atenção às praias, rodovias, BRs, vias expressas da Região Metropolitana. Uma atenção voltada também para aqueles que vão para a Região Serrana. Mas também não podemos deixar de falar dos grandes eventos que teremos. São eventos que vão ter uma atenção especial para garantir a segurança daqueles que se deslocam”, concluiu Ivan Blaz

FECHAMENTO DE RUAS

A cidade do Rio conta, neste feriado de carnaval, com uma operação no tráfego do Município que vai ter a participação de 260 operadores de trânsito, entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e fazer os bloqueios necessários no trânsito.

Mais de 19 reboques para a desobstrução de vias, 29 motocicletas e 30 veículos operacionais vão estar circulando na cidade. Também vão ser utilizados 11 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego.

Vias importantes da cidade serão interditadas até domingo (24).

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco