Cartórios passam e emitir autorização digital para viagens internacionais

Responsáveis agora podem conseguir AEV de forma 100% digital para menores de idade

Júlia Zanon*

Cartórios passam e emitir autorização digital para viagens internacionais
O Aeroporto Internacional Tom Jobim fica na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio
Alexandre Macieira/Riotur

Os Cartórios do Rio de Janeiro passam a emitir autorização eletrônica para viagens internacionais a partir desta terça-feira (7). A novidade é uma parceria com a Polícia Federal, que permite os responsáveis pelas crianças e adolescentes reconhecerem firma de forma 100% online para viagens ao exterior sozinhos, ou acompanhados de apenas um responsável.

O serviço agora está disponível na plataforma digital e-Notariado. Ao abrir a solicitação de emissão da Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) internacional o responsável poderá optar pela emissão tradicional em Cartório, pessoalmente, ou de forma totalmente remota, por meio de videoconferência pelo aplicativo.

Com o processo concluído, será emitido um QR Code para apresentar no guichê da companhia aérea pelo celular ou impresso. 

"A possibilidade de se realizar a AEV Internacional consolida o cenário de garantia de segurança jurídica e desburocratização na era digital, apresentado pelos Cartórios de Notas do Rio de Janeiro à população fluminense”, afirmou o presidente do CNB/RJ, José Renato Vilarnovo. 

A AEV terá a validade pré-determinada pelos requerentes e poderá ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo pelo site ou app do e-Notariado.

*Sob supervisão de Danilo Carneiro