Band Rio

Chefs fazem receitas para doadores de sangue no Hemorio

As doações reduziram 20% durante a pandemia, campanha busca recuperar essa perda

Rafaella Balieiro (sob supervisão de Natashi Franco)

Confira abaixo o que é necessário para fazer a doação de sangue
Confira abaixo o que é necessário para fazer a doação de sangue
Divulgação/ Hemorio

Além do "lanchinho" tradicional, voluntários que forem doar sangue no Hemorio do Centro da cidade vão ter a oportunidade de experimentar diferentes pratos assinados por chefs renomados da cozinha carioca. A campanha "Pitadinha solidária" começou hoje (18) e continua até o dia 22 de outubro.

O mestre da cozinha Claude Troigros é responsável pelo prato atrativo do dia, vários biscoitos de polvilhos feitos com a receita do chef estão à disposição dos doadores. A semana continua com Kiko Faria, Katia Barbosa, João Diamante e Petro Mattos. A campanha faz parte do Dia Mundial da Alimentação.

"Doar sangue é um ato de amor e solidariedade. Na semana em que se comemora o dia mundial da alimentação, eu e um monte de chefs resolvemos "invadir" o refeitório do Hemorio com receitas bacanas para quem for lá doar. Doe amor, doe sangue e receba o nosso amor em forma de comida", comentou a chef Katia Barbosa.

Durante a pandemia, os bancos de sangue do Hemorio tiveram uma redução de 20%. Uma única bolsa doada é capaz de ajudar até 4 pessoas. O centro de doação de sangue reforça que as medidas sanitárias contra a Covid-19 estão sendo mantidas. Pessoas que se contaminaram com o novo coronavírus precisam esperar 30 dias após o fim da doença para doarem sangue.

Pessoas entre 16 e 69 anos de idade podem fazer a doação, mas para isso, é preciso seguir alguns padrões. Ter no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e apresentar documento de identidade oficial com foto. Menores de idade precisam da autorização dos pais. Bebidas alcoólicas são proibidas 12 horas antes da doação.

O local de doação funciona de 7h às 18h, na rua Frei Caneca, 8 - Centro do Rio.