Band Rio

Ciclovia Tim Maia é interditada para obras de reposição de grades de segurança

Guarda-corpo será substituído por grades sem valor comercial. Materiais eram alvo constante de furtos no trecho Barra - São Conrado

Beatriz Duncan (sob supervisão)

Trecho ficará interditado por quatro meses para obras
Trecho ficará interditado por quatro meses para obras
Gabriela Morgado/Band Rio

A Prefeitura do Rio, junto às secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, deu início nesta quarta-feira (27) à uma intervenção na ciclovia Tim Maia, que liga a Barra da Tijuca ao Leblon. A obra, que deve durar cerca de quatro meses, tem com objetivo repor todo o guarda-corpo do espaço. Os reparos acontecem nos 6km que ligam a Zona Oeste a Zona Sul do Rio. Durante esse período, o espaço ficará fechado para pedestres e ciclistas.

"Essa obra que estamos anunciando aqui hoje já era uma demanda da Comissão de Segurança do Ciclismo. Hoje a gente acolhe e atende essa demanda da obra de recomposição do gradio, dessa vez sem (materiais com) valor comercial para que não tenha mais o problema de furto que vinha acontecendo nesse trecho", afirma o secretário municipal de Meio Ambiente Eduardo Cavaliere.

A intervenção para melhoria da ciclovia não atende neste momento o trecho São Conrado - Leblon por conta de demandas judiciais, depois da queda de parte da ciclovia numa ressaca em 2016. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura José Luiz Arraes, a Prefeitura do Rio e o Ministério Público tentaram junto à Justiça fazer uma perícia conjunta para dar prosseguimento às obras. A solicitação no entanto foi negada.

"O juiz determinou, em sentença, que a ciclovia (neste trecho) só poderá ser reaberta com atestação de segurança a ser feita pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro), vinculada a alguns estudos técnicos. Então nós estamos contratando esses estudos para a verificação de impacto de ondas, força estrutural, mas não podemos fazer nenhuma intervenção física na ciclovia até que haja esta atestação e que o Juiz concorde com isso", relata o secretário de infraestrutura.