Coldplay: shows têm esquema especial de trânsito no Rio

Banda se apresenta no sábado (25), domingo (26) e na terça-feira (28). Transporte público oferece viagens diretas para quem vai curtir o evento

Ana Clara Prevedello*

Coldplay: shows têm esquema especial de trânsito no Rio
Coldplay se apresenta no Rio neste sábado (25), domingo (26) e na terça-feira (28).
Foto: Reprodução/Coldplay

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio montou um planejamento especial para os shows do Coldplay, que acontecem neste sábado (25), domingo (26) e na terça-feira (28) no Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, na Zona Norte.

De acordo com a CET-Rio, a operação de trânsito começa às 18h do dia anterior a cada dia do show. O esquema tem 155 agentes, entre eles estão operadores da CET-Rio, guardas municipais e orientadores de tráfego. Além disso, nove veículos operacionais e 20 motocicletas estarão circulando. Confira as ruas que estarão interditadas nos dias dos shows:

Nos dias 25, 26 e 28/03, das 16h às 2h do dia seguinte:

- Rua Dr. Padilha.

Nos dias 25 e 26/03, das 17h às 2h do dia seguinte, e no dia 28/03 (terça-feira), das 19h às 2h do dia seguinte:

- Rua Goiás, entre a Rua Guilhermina e a Rua José dos Reis;

- Rua Arquias Cordeiro, entre a Rua José dos Reis e a Rua Dona Teresa;

- Rua José dos Reis;

- Rua Guineza, entre a Rua Bento Gonçalves e a Rua Goiás;

- Rua das Oficinas;

- Rua Dr. Padilha, entre a Rua Piauí e a Rua das Oficinas;

- Rua Henrique Scheid;

- Rua Sáles Guimarães;

- Rua Gentil de Araújo;

- Rua Coronel Cunha Leal.

Os veículos que vêm da Rua Goías podem realizar o seguinte desvio: Rua Goiás, Rua Guilhermina, Av. Dom Helder Câmara, Rua José Bonifácio e Rua Arquias Cordeiro.

Os que estarão vindo da Rua Piauí, podem desviar para a Av. Dom Helder Câmara, Rua João Pinheiro, Rua Leopoldina, Rua Silvana e Rua Goiás.

Ao todo, 15 operadores estão destinados exclusivamente para a operação para os shows, e 43 câmeras de monitoramento serão posicionadas nas ruas do entorno do Engenhão, que estarão interditadas. O COR também fará o uso de drones para monitorar a segurança da região. Não serão disponibilizadas vagas de estacionamento no estádio e nas ruas próximas ao local.

A Prefeitura do Rio recomenda que o público utilize o transporte público, já que o metrô e os trens vão oferecer viagens especiais para quem vai curtir o evento.

TRANSPORTE ESPECIAL NO METRÔRIO

A Linha 2 do metrô vai operar entre Pavuna e Estácio no sábado (25), e entre Pavuna e General Osório/Ipanema no domingo (26). Na terça-feira, a operação será de Pavuna a Botafogo.

Durante todos os dias de show, a estação Central do Brasil/Centro permanece aberta até à 1h30 para o embarque dos clientes vindos da integração com a Supervia, que também vai oferecer esquema especial para os shows. As demais estações estarão abertas apenas para desembarque.

TRANSPORTE ESPECIAL NA SUPERVIA

A SuperVia oferece viagens para a ida do evento, que saem da Central do Brasil e param somente na estação Olímpica de Engenho de Dentro. No fim de semana, as viagens diretas funcionam entre 17h e 20h. Na terça-feira (28) começam mais cedo, às 17h30.

Para a volta, o público vai contar com trens no sentido Central do Brasil, Santa Cruz e Japeri. O ramal Japeri fará o serviço expresso, parando em Madureira e Deodoro. Já o Santa Cruz vai atender as estações do ramal Deodoro.

Os trens vão sair a cada 30 minutos. O passageiro que não tiver o cartão RioCard e quiser adquirir os bilhetes de ida e volta pode comprar na hora em qualquer estação de trem, mas é importante lembrar que as bilheterias da SuperVia só aceitam dinheiro. A companhia ainda recomenda que a compra seja feita de forma antecipada.

Quem quiser poderá utilizar as viagens que param nos ramais Santa Cruz e Japeri, que também vão parar normalmente na estação Olímpica de Engenho de Dentro.

MANUTENÇÕES DA SUPERVIA PROGRAMADAS PARA O FIM DE SEMANA

No sábado (25), o ramal Santa Cruz terá manutenção programada entre as estações Paciência e Santa Cruz, das 10h às 18h. No ramal Japeri, também haverá manutenção entre as estações Comendador Soares e Nova Iguaçu, durante todo o horário comercial.

E no ramal Belford Roxo, a manutenção é entre as estações Triagem e Mercadão de Madureira, das 10h às 19h. Os passageiros precisam trocar de composição na estação Mercadão de Madureira para seguir viagem aos terminais.

No domingo (26), haverá manutenção entre as estações Comendador Soares e Engenheiro Pedreira no ramal Japeri durante todo o horário comercial. No ramal Saracuruna, estarão interditadas as viagens no trecho de extensão Gramacho – Saracuruna e nas extensões Vila Inhomirim (Piabetá) e Guapimirim. Para seguir viagem entre Central do Brasil x Gramacho, é necessária troca de composição na estação Penha.

Por fim, no ramal Belford Roxo a manutenção será entre as estações Costa Barros e Belford Roxo, entre às 10h e 19h. Por isso, os passageiros precisarão realizar troca de composição na estação Mercadão de Madureira para seguir viagem aos terminais.

Para mais informações, os passageiros podem consultar o site da SuperVia ou as redes sociais da companhia.

*Sob supervisão de Christiano Pinho