Band Rio

Começou hoje (23) a 11ª Semana da Saúde Ricardo Boechat no Centro do Rio

Evento acontece até quinta-feira (25) e é gratuito

Thales Teixeira (Sob supervisão)

Evento vai até quinta-feira (25) e é gratuito
Evento vai até quinta-feira (25) e é gratuito
Foto: Divulgação/TV Bandeirantes

Diversos serviços estão sendo oferecidos gratuitamente na 11ª Semana da Saúde Ricardo Boechat, que acontece no Largo da Carioca, no Centro do Rio. O evento é feito pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio em parceria com a Band e a Rádio Bandnews FM Rio, e teve início na manhã desta terça-feira (23).

“Primeiro, deixar claro para todo mundo, que esse é um dos maiores eventos de saúde pública em todo o país. O maior do Rio de Janeiro, com certeza. Aqui são oferecidas diversas ações de saúde. A expectativa é que a gente tenha entre 10 e 15 mil atendimentos nesses três dias. Saúde do homem, doação de sangue, teste rápido (de Covi-19), vacinação (Covid-19). Então a pessoa pode chegar aqui, por exemplo, e fazer um teste de HIV, de sífilis, com o resultado na hora. Se está com a vacina atrasada de Covid, tem como se vacinar aqui. Está com exame de próstata atrasado com o urologista? Tem como fazer o exame aqui. Enfim, tudo oferecido em uma praça pública, isso é algo inédito no Brasil”, disse o Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Os atendimentos começam a partir das 8 horas da manhã e vão até às 16 horas. Para alguns serviços é necessário a retirada de senha, que começa a ser distribuída a partir das 7 horas da manhã. O evento é a oportunidade perfeita para as pessoas colocarem a saúde em dia.

“Eu estou com 62 anos e estou atrasado (em relação ao exame de PSA), eu estava atrasado, né? Graças a Deus, apareceu aqui esse feirão da saúde que vai salvar esse meu atraso. Eu estou há 2 anos no débito com os exames de próstata, preocupado porque eu deveria estar mantendo em dia, né? Mas, esse evento está salvando”, afirmou Ricardo Medeiros, que realizou exames no evento.

O evento também é focado na doação de sangue, em parceria com o HemoRio. Ação muito importante e necessária que ajuda o próximo, pois os bancos de sangue estão sempre precisando de doações, ainda mais com todo esse cenário de pandemia em que vivemos.

“A gente teve uma queda importante durante a pandemia, o HemoRio, o Brasil inteiro. A recuperação está sendo feita, mas ainda com lentidão. Então a gente convida toda a população para vir aqui, porque dezembro é um mês muito complicado, é um mês de festa, com tudo reaberto, hospitais reabertos. Então isso significa que precisamos de sangue, precisamos de muito sangue. Então esse evento é crucial para a gente ter o número de doadores suficiente. A gente espera ter 350 doações por dia, nesses três dias. Serão um pouco mais de mil doadores, que será um número fabuloso”, afirmou o Diretor Geral do HemoRio, Luiz Amorim.

Serviços como aferição de pressão e glicose, testes rápidos de Covid-19, hepatite B, C e sífilis, exames de alergia pulmonar e atendimentos dermatológicos também estão disponíveis, de forma gratuita.

Serão três dias ajudando a população com os atendimentos, na quinta-feria (25) às 16 horas, o evento se encerra. É importante levar um documento oficial com foto para fazer os serviços.