Complexo do Alemão amanhece com tiroteio e operação policial

Até o momento, quatro pessoas morreram e uma ficou ferida durante a ação policial

Pedro Cardoni*

Moradores registraram a manhã de tiroteios na região Reprodução
Moradores registraram a manhã de tiroteios na região
Reprodução

A população do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, acordou com um intenso tiroteio na comunidade, nesta quinta (21). Até o momento, quatro pessoas morreram e uma ficou ferida durante a operação policial que ocorre no local.

Entre os mortos na ação estão uma moradora, dois criminosos e um policial militar. Letícia Marinho Sales, de 50 anos, foi baleada dentro do carro e os familiares afirmam que os policiais atiraram para matar sem nenhum motivo. De acordo com testemunhas, a mulher morava no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, e estava visitando o namorado na comunidade. A vítima foi levada para a UPA do Alemão, mas não resistiu aos ferimentos.

“Não entendi, o policial viu a gente parado com o vidro aberto e mesmo assim alvejou. Não estava havendo confronto nenhum, eles não alegaram o motivo. Não foi bala perdida não, foi em cima dela mesmo, o tiro foi dado para matar, foi no peito dela”, relatou Denilson, namorado da vítima.

“A sociedade carioca mais uma vez tem uma perda de uma vida inocente. Deixa filhos, netos e qual a resposta que vai ter? Mais uma que vai para as estatísticas, né?”, questionou Jaime, testemunha da ocorrência.  

O confronto entre os policiais militares e os criminosos teve início por volta das 5h30. Oito criminosos já foram detidos pelos agentes e dois fuzis foram apreendidos. Um policial militar ficou ferido durante o tiroteio.

A intensidade do tiroteio foi registrada por moradores da região e divulgada nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver as balas traçantes sendo disparadas contra um helicóptero da polícia que sobrevoa a área. A quantidade de tiros assusta.

“Os passarinhos estão todos em polvorosa. Os pombos voando de um lado pro alto por causa dos tiros”, completou um morador do Alemão.

A ação policial tem o objetivo de combater o roubo de veículos na região do Grande Méier, Irajá e Pavuna, na Zona Norte do Rio. Os alvos da polícia também são investigados por roubos de carga e de estabelecimentos financeiros nos municípios de Quatis, Niterói e na Baixada Fluminense.

De acordo com a Polícia Militar, os criminosos também atacaram a base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Comunidade da Fazendinha, atearam fogo em objetos e derramaram óleo em vias públicas para dificultar a locomoção dos agentes.

Operações também aconteceram nas comunidades do Juramento e Juramentinho, nos bairros de Vicente de Carvalho e Thomás Coelho, ambos na Zona Norte. A Polícia Militar afirmou que as ações estão interligadas e fazem parte da mesma investigação.

FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO PÚBLICO AFETADO

O tiroteio na Complexo do Alemão está impactando no funcionamento do serviço público na região. As Clínicas da Família Zilda Arns e Rodrigo Roig suspenderam o atendimento na manhã desta quinta-feira (21) para garantir a segurança dos funcionários e população. Na região do Morro da Penha, as unidades de saúde continuam funcionando normalmente.

De acordo com as Secretarias estadual e municipal do Rio de Janeiro, as unidades da rede de educação estão em período de férias devido ao recesso escolar e não foram afetadas pelo tiroteio.

Devido a operação, algumas linhas de ônibus também fizeram alterações temporárias de itinerário. Confira as mudanças: 

292 – Engenho da Rainha X Castelo (Circular) - Alteração de itinerário: Na ida acessando o PAM de Del Castilho na Adhemar Bebiano. Volta também pela Adhemar Bebiano > Av Suburbana > Shopping Nova América e retornando na Praça de Inhaúma.

311 – Engenheiro Leal X Candelária (Via Cavalcanti)- Alteração de itinerário: Acessando a Estrada Adhemar Bebiano em Inhaúma para desvio.

312 – Olaria X Candelária (Circular) – Ponto final recuado para a Rua Ministro Moreira de Abreu X Rua da Transfiguração. Desvio pela Rua Uranos.

313 – Penha (Grotão) X Praça Tiradentes (Via Vila Cruzeiro - Circular)- Alteração de itinerário: Desvio pela Rua Uranos.

621 – Penha X Saens Pena (Via Mangueira – Circular)- Ponto final recuado para Rua Engenheiro Francisco Ramos.

622 – Penha X Saens Pena (Via Grajaú – Circular)- Ponto final recuado para Rua Engenheiro Francisco Ramos.

625 – Olaria X Saens Pena (Circular) – Ponto final recuado para a Rua Ministro Moreira de Abreu X Rua da Transfiguração.

629 – Irajá X Saens Pena - Alteração de itinerário: Acessando a Estrada Adhemar Bebiano em Inhaúma para desvio.

679 – Grotão X Meier (Circular) – Ponto final recuado para Rua Aimoré X Rua Dr. Luís Gaudie Ley.

687 – Pavuna X Méier - Acessando a Estrada Adhemar Bebiano em Inhaúma para desvio.

688 – Méier X Pavuna (Via Rua José dos Reis)- Acessando a Estrada Adhemar Bebiano em Inhaúma para desvio.

711 – Rocha Miranda X Rio Comprido - Alteração de itinerário: Na ida acessando o PAM de Del Castilho na Adhemar Bebiano. Volta também pela Adhemar Bebiano > Av Suburbana > Shopping nova América e retornando na praça de Inhaúma.

908 – Bonsucesso X Guadalupe (Via Metrô Inhaúma)-  Realizando o itinerário no sentido Bonsucesso pela Estrada Adhemar Bebiano > Estrada do Timbó > Av. Itaoca. No sentido Guadalupe carros acessando a Rua Uranos> Av. Itaoca> Estrada do Timbó > Estrada Adhemar Bebiano.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco