As comemorações do Dia da Consciência Negra seguem na cidade do Rio. Com o intuito de conscientizar e celebrar essa data especial, a Apae Rio, que é a rede de apoio às Pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltipla, vai realizar atividades na sede da Tijuca, Zona Norte do Rio, durante toda essa semana.
O objetivo da festividade é ampliar a abordagem da Cultura Negra nos dias de hoje. O evento terá a participação de convidados, funcionários, usuários e familiares. Além disso, também haverá oficinas de tranças e turbantes e de jongo.
O evento é gratuito e vai até a sexta-feira (25), você pode acompanhar de forma presencial ou online. Serão discutidos durante as rodas de conversa que vão acontecer na sede da Apae, na Rua Bom Pastor, 41, temas como:
- A importância do Dia da Consciência Negra
- Racionalizando as opressões: mito da democracia racial, racismo estrutural e cotidiano
- Racismo e injúria racial
-Inclusão e diversidade na perspectiva da cultura popular
-Sancofá - Valorização da história e cultura afro-brasileira
-Saúde da população negra- Hipertensão e anemia falciforme
-A importância da racialização da pessoa com deficiência
IMPORTÂNCIA DA COMEMORAÇÃO
Neste domingo (20) foi o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no Brasil. A data é dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o país. Na data também é lembrado a importância da existência de Zumbi dos Palmares, que foi morto em 1695 e é um dos maiores líderes pretos que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravagista. A data comemorativa é também uma forma de refletir sobre o racismo, a discriminação, a igualdade social e inclusão dos pretos na sociedade brasileira.