Detenta é abusada sexualmente por policial penal no Rio

O caso aconteceu em uma penitenciária de Benfica, na Zona Norte do Rio

Rafaella Balieiro (sob supervisão)

Alcides Barbosa de Abreu foi preso em flagrante Reprodução/Internet
Alcides Barbosa de Abreu foi preso em flagrante
Reprodução/Internet

Um policial penal está sendo investigado por abusar sexualmente de uma interna no presídio José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio. Alcides Barbosa de Abreu já teria anotação criminal por violência contra a mulher.

A vítima não teve o nome divulgado. Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, ela deu entrada no presídio de Benfica no último sábado, após tentar entrar com drogas em uma unidade do Degase. De acordo com o relato, o agente teria oferecido regalias no presídio caso ela fizesse sexo oral nele.

Uma agente penal que estava de plantão na unidade penitenciária comunicou a Corregedoria da Seap sobre o caso. Todos envolvidos na situação tiveram que prestar depoimento. Alcides foi preso em flagrante, mas já teve a prisão convertida em preventiva. Ele foi encaminhado para a cadeia pública de Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

A vítima teve o alvará de soltura expedido ontem (10). Ela responderá ao crime de tráfico de drogas em liberdade. O caso segue em sigilo, após pedido do Ministério Público. Segundo a Seap, um grupo de trabalho será criado para entender a fragilidade do sistema penitenciário no estado.

Ainda em julho desse ano, pais e responsáveis por internas menores de idade denunciaram casos de abuso sexual no Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, na Ilha do Governador. Na ocasião, o diretor do Degase e outros cindo agentes do órgão foram exonerados.