Faltam apenas 48h para o Dia das Mães, a segunda maior data comemorativa para o comércio. E, nessa reta final, milhares de pessoas vão em busca do presente ideal para homenagear as mães. Segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises, 77,2% dos consumidores pretendem comprar presente e, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas para a data podem chegar em R$ 1 bilhão apenas no estado do Rio de Janeiro.
No Brasil, esse número deve chegar a R$ 13,17 bilhões. Para a CNC, as vendas estarão concentradas nos segmentos de vestuário, calçados e acessórios, seguido por farmácias, perfumarias, lojas de cosméticos e estabelecimentos especializados na venda de utilidades domésticas e eletroeletrônicos.
O levantamento também revelou que 65,3% pretendem fazer suas compras em lojas físicas, enquanto 24,9% em lojas virtuais. Já 6,9% disseram que pretendem comprar em ambos.
COMO SURGIU A DATA
Anna Maria Jarvis (1864-1948) é a fundadora da data comemorarita nos Estados Unidos. A americana perdeu a mãe em 1905 e começou a lutar pela data para o segundo domingo de maio. Em 1911, todos os estados do país já haviam aderido a comemoração.
No Brasil, ela veio no governo de Getúlio Vargas, em 1932. Ele seguiu os EUA e oficializou a data. De acordo com ele, o segundo domingo de maio é dedicado às mães e ao amor materno. Apesar disso, a comemoração não é feriado nacional.
*Sob supervisão de Helena Vieira