Uma pesquisa exclusiva realizada pelo Vagas For Business mostra a força que os estagiários têm desempenhado no mercado de trabalho nacional. Foram registrados na plataforma, nos últimos dois anos e meio, anúncios de vagas em programas de estágios para cerca de 49 mil posições.
No ano passado foram quase 19 mil posições e em 2021 o número chegou a 20 mil. No 1º semestre deste ano já foram quase 10 mil registradas pela ATS da Vagas, mesma empresa do portal de carreiras Vagas.com.
Especialista em R&S da Vagas, Luciana Calegari avalia o impacto no mercado desses profissionais, celebrados nesta sexta-feira (18), no Dia do Estagiário.
"Os estagiários se tornaram, inegavelmente, agentes de transformação nas empresas. Frente a um cenário acirrado pela alta competitividade e em que as empresas precisam investir fortemente em inovação, esses profissionais têm uma contribuição importante no desenvolvimento de novas formas de execução de processos e resolução de problemas rotineiros", afirma.
Os segmentos que mais contrataram foram consultoria de recrutamento e seleção (3.346), indústria metalúrgica e siderúrgica (1.617), indústria alimentícia (1.259), indústria farmacêutica (1.082) e construção civil (1.035).
Já entre os estados com maior número de oportunidades de estágio, São Paulo lidera com quase 11 mil das oportunidades em todo o período pesquisado, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A D4Sign, startup de assinatura eletrônica, apresenta outro exemplo claro da força desses profissionais no mercado de trabalho. Com um time de 64 colaboradores, atualmente pouco mais de 12% é formado por estagiários.
"Sabemos bem o quão importantes esses profissionais são no dia a dia das equipes para auxiliar na execução de processos mais simples ou burocráticos, mas não só isso. Com os recursos e instrumentos corretos, eles podem desenvolver mais rapidamente habilidades de hard e soft skills, tornando-se profissionais de excelência", afirma Gabriela Marinho, Coordenadora de RH e administrativo da D4Sign.
Bárbara Ramos, Supervisora Comercial da D4Sign, é um dos exemplos que conseguiram chegar à liderança. Ela começou em 2020 e um ano depois foi efetivada. Com dois anos no cargo foi promovida a uma função de liderança.
''Aproveite o momento de estágio não apenas para aprender atividades específicas do cargo, mas também, utilizar essa oportunidade para desenvolver habilidades como agilidade, proatividade, empatia, pensamento crítico e inteligência emocional é muito importante e podem ajudar na sua efetivação ", aconselha Bárbara.