Band Rio

DIA DOS PAIS: Procon encontra diferenças de até 160% em preços de produtos

Especialistas alertam para a importância dos consumidores pesquisarem

Pedro Cardoni*

Procon investiga variação de produtos para o Dia dos Pais
Procon investiga variação de produtos para o Dia dos Pais
Divulgação/Procon

Uma operação do Procon carioca encontrou diferenças de até 160% em preços de produtos para o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (14). A pesquisa analisou o preço de 30 produtos nos sites de seis grandes lojas.

O levantamento analisou itens mais comprados na data, como celular, fone, caixa de som, furadeira, tênis e perfume. O produto com maior diferença de preço encontrada foi o livro “O Homem Mais Rico da Babilônia”, que chega a custar R$ 10,90 em um site e R$ 28,34 em outro, registrando uma variação de 160%.

Outros produtos que também tiveram uma grande variação de preços foram o Fone Bluethooth e cafeteiras. Esses itens têm diferenças de até 158,31% e 98,37% respectivamente. Essa diferença é o motivo de alerta de especialistas para que o consumidor pesquise outras lojas antes de comprar um produto.

“Encontramos grandes diferenças de preços, o que evidencia a necessidade do consumidor sempre pesquisar o produto que pretende comprar em lojas e sites diferentes”, orientou Leonardo Gomes, gerente de fiscalização do Procon Carioca.

Além disso, o Procon também alerta que o prazo para a entrega dos produtos deve ser conferido, assim como o estado dos itens recebidos.

"Antes de concluir a compra, o consumidor deve se informar se a loja aceita trocas e verificar as condições para realizá-la. Essa informação é muito importante, pois as lojas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito, simplesmente porque não agradou ou o tamanho não serviu", recomendou Igor Costa, diretor executivo do Procon Carioca.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco