Band Rio de Janeiro

Duas toneladas de cobre são apreendidas em operação da Polícia Civil

Nova lei obriga ferros velhos a exigirem procedência dos produtos vendidos

Beatriz Duncan (sob supervisão)

Roubo de cargas aumentou 14% no primeiro semestre de 2021 Moabe Ferreira
Moabe Ferreira

Uma operação da Polícia Civil aconteceu nesta sexta (10), na cidade de Casimiro de Abreu, na Região do Lagos, para tentar conter o avanço desses crimes na cidade assim como fiscalizar ferros-velhos. No total, foram arrecadadas duas toneladas de fios de cobre de origem indefinida.

No último dia 08, uma outra operação policial mirou o comércio clandestino de cobre. 150 policiais e nove peritos fiscalizaram cinquenta estabelecimentos na capital fluminense. Meia tonelada de cobre foi apreendida na ação.

MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO

Uma nova lei, implementada no último dia 08 no estado do Rio, obriga ferros velhos a exigirem a procedência dos produtos vendidos para evitar que material furtado seja comercializado. Dados das negociações e notas fiscais também vão ser cobrados. Os principais itens na mira dos criminosos são: grades, hidrômetros e cobre.

Os proprietários dos ferros-velhos que descumprirem a nova legislação serão multados e vão ter as atividades suspensas por até cinco anos. Os valores da multa vão variar de acordo com a gravidade da infração.

AUMENTO DE CASOS DE FURTO DE CABOS

Os casos de furto tem crescido no Rio de Janeiro. Na última semana, a circulação dos trens do ramal Japeri da Supervia, sofreu diversos atrasos por conta dos roubos. Só em 2021, o prejuízo para a concessionária já chegou a R$1 milhão. No último dia 6, um grupamento de Patrulhamento Rodoviário Polícia Militar fez uma operação em trechos da linha férrea para tentar coibir ações criminosas.

Nos semáforos, luzes apagadas. Na semana passada, 16 furtos foram registrados nos sinais de trânsito do Rio em apenas 24 horas. Só no Grande Méier, na Zona Norte, 169 ocorrências foram registradas entre Janeiro e Setembro, número quase três vezes maior do que no mesmo período de 2020.

O roubo de cabos de telefonia e internet também aumentou. O total teve uma crescente de 14% no primeiro semestre deste ano em todo o Brasil e supera dois milhões de metros de cobre roubados. A valorização do preço do cobre no mercado internacional é uma das principais razões para o esse aumento.