Enfim, de volta: Fla, Flu e Bota voltam a campo hoje

Os times do Rio que jogam a série A do Brasileirão retornam aos gramados depois de 10 dias

Felipe de Moura*

Brasileirão está de volta após amistosos da Data Fifa Lucas Figueiredo / CBF
Brasileirão está de volta após amistosos da Data Fifa
Lucas Figueiredo / CBF

Dez dias. Esse é o tempo em que Flamengo e Fluminense não entram em campo para jogar uma partida de futebol. No caso do Botafogo, a espera foi ainda maior: 11 dias, já que o último jogo foi no dia 17 de setembro. Os três times voltam a entrar em campo hoje (28), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O raro tempo de respiro no apertado calendário brasileiro foi devido aos amistosos da seleção brasileira contra Gana e Tunísia. Com cada time vivendo um contexto diferente no campeonato, o tempo serviu para Dorival Júnior, Fernando Diniz e Luís Castro usarem da melhor forma para cada equipe.

Os 10 dias foram usados para aprimorar o que está certo, corrigir o que está errado, treinar e descansar. Agora, chegou a hora de, enfim, jogar.

O Flamengo entra em campo às 19h, contra o Fortaleza, no Castelão. Sem vencer há três jogos no campeonato e vindo de uma derrota no clássico, o Rubro-Negro tem 10 desfalques, seja por suspensão, convocação para as respectivas seleções e lesões.

Focado nas finais de copa, o Flamengo busca os três pontos para se manter na parte de cima, mas sabe que a chance de título é mínima. Hoje, com 45 pontos e na quarta posição, está a 12 do líder Palmeiras.

Já o Fluminense, entra em campo em um contexto diferente. Embalado pela vitória em cima do maior rival depois da eliminação na Copa do Brasil, o Tricolor ainda sonha com o título da competição.

Para isso, precisa vencer o lanterna Juventude, hoje, no Maracanã, às 19 horas, para tentar diminuir a distância do Palmeiras. O Fluminense tem três desfalques no sistema defensivo para a partida: Os zagueiros Manoel e David Braz e o lateral-esquerdo Caio Paulista. Na vaga dos titulares, Felipe Melo e Cris Silva devem ser os titulares no confronto.

O Botafogo joga um pouco mais tarde, às 21:45, contra o Goiás, na Serrinha. Na 12ª colocação com 34 pontos, o Alvinegro tenta a segunda vitória seguida no campeonato. No último jogo, venceu o Coritiba por 2 a 0, no Nilton Santos. Eduardo, suspenso, Gatito, convocado para a seleção do Paraguai, e Lucas Fernandes, lesionado, estão fora do jogo.

O Botafogo voltou a jogar a bem e uma vitória hoje pode sacramentar a retomada do time na competição, que está sem perder há três jogos.

Enfim, de volta. Torcedores de Fla, Flu e Bota vão poder ver seus times em campo finalmente. Que seja uma noite vitoriosa para todos. 

*Sob supervisão de João Lidington