Ensaios técnicos levam brilho do Carnaval da Série Ouro à passarela do samba

Arranco do Engenho de Dentro, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu e União da Ilha do Governador vão desfilar no sábado que vem (21). Primeiras escolas entraram na avenida no último dia 14

Karol Neves*

Ensaios técnicos levam brilho do Carnaval da Série Ouro à passarela do samba
No próximo sábado (21), quatro escolas de samba da Série Ouro do carnaval carioca vão ensa
Reprodução

No próximo sábado (21), quatro escolas de samba da Série Ouro do carnaval carioca vão ensaiar na passarela do samba, a partir das 19h30.  Arranco do Engenho de Dentro, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu e União da Ilha do Governador são as agremiações que vão agitar o público na Marquês de Sapucaí esta semana.

“É aquele pontapé que é gostoso demais e todo mundo espera. Ensaio técnico já entrou pro calendário do Rio e Janeiro”, disse o presidente da Liga RJ, Wallace Palhares.

Para o carnaval deste ano, o Arranco do Engenho de Dentro, escola da Zona Norte do Rio que será a primeira a desfilar no ensaio técnico deste sábado (21), terá como enredo a história de Zé Espinguela, que realizou a primeira disputa entre escolas de samba, em 1929, na mesma rua onde atualmente está a quadra da escola. O tema é de autoria de Antônio Gonzaga, artista plástico e compositor, que vai estrear como carnavalesco. A escola ainda trouxe outros reforços como o intérprete Diego Nicolau, egresso da Unidos de Padre Miguel.

A Unidos da Ponte vai homenagear a saga contra o racismo religioso de uma das mais importantes Iyalorixás do Brasil, a Mãe Meninazinha de Oxum, neste carnaval. O enredo, desenvolvido pelos carnavalescos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz, com a participação do pesquisador Tiago Freitas, também celebra a ligação da mãe de santo com o município de São João do Meriti, na Baixada Fluminense, sede da agremiação.

Já a Unidos de Bangu, da Zona Oeste do Rio, vai trazer para a avenida o enredo “Aganjú: a visão do fogo, a voz do trovão no reino de Oyó”, desenvolvido pelo carnavalesco Robson Goulart. A escola, que será a terceira a desfilar neste sábado (21), vai exaltar Xangô Aganjú, uma qualidade do orixá da justiça.

Para fechar o esquenta para o carnaval da Série Ouro nesta semana, a União da Ilha do Governador vai apresentar o enredo “O Encontro das Águias no Templo de Momo” na passarela do samba, às 22h30.  

No último sábado (14), as escolas Lins Imperial, Inocentes de Belford Roxo e Estácio de Sá marcaram presença na Sapucaí. Na ocasião, o presidente da Liga RJ, responsável pelos desfiles que acontecem na sexta-feira e no sábado de carnaval, falou sobre a importância dos ensaios técnicos que, além de contribuir com o trabalho e desempenho das agremiações, inicia o carnaval carioca em grande estilo.

“É bom para poder ensaiar o canto, ensaiar o quesito evolução, o quesito harmonia, a bateria tá ensaiando, ver o enquadramento, tudo certinho, time de canto, casais de mestre sala e porta-bandeira, sem a fantasia, fazer o reconhecimento de módulos de jurados. Então é um dia que não é para ser desperdiçado”, explicou Wallace.

Confira os ensaios técnicos da Série Ouro:

Dia 21/01

19h30 - Arranco do Engenho de Dentro

20h30 - Unidos da Ponte

21h30 - Unidos de Bangu

22h30 - União da Ilha do Governador

Dia 28/01

19h30 - União de Jacarepaguá

20h30 - Acadêmicos de Vigário Geral

21h30 - Unidos de Padre Miguel

22h30 - Unidos Porto da Pedra

Dia 04/02

19h30 - Em Cima da Hora

20h30 - Império da Tijuca

21h30 - Acadêmicos de Niterói

22h30 - São Clemente

*Sob supervisão de Christiano Pinho