Band Rio

Escola municipal de Madureira retoma obras depois de mais de quatro anos

A construção é parte do projeto Fábrica de Escolas, da primeira gestão de Eduardo Paes

Rafaella Balieiro (sob supervisão de Natashi Franco)

Outras 16 escolas já estão com licitação em andamento
Outras 16 escolas já estão com licitação em andamento
TV Bandeirantes

A Escola Municipal Luís Carlos da Fonseca, no bairro de Madureira, Zona Norte do Rio, terá as obras retomadas. O anúncio foi feito hoje, durante a agenda do prefeito Eduardo Paes. As obras estavam paradas há mais de quatro anos e são parte do projeto Fábrica de Escolas.

O projeto que começou na primeira gestão de Paes deixou como legado 284 escolas municipais inauguradas. Mas, para completar todas as promessas do projeto, ficaram pendentes 24 inaugurações.

“Se teve uma coisa que me indignou nesses últimos anos foi ver as áreas que não tem escola e não tem alternativa perto com obras paradas, principalmente na região da Zona Oeste. Nós fizemos 284 escolas na gestão, só faltaram 24 do projeto e agora vamos retomar, mas esse tempo parado degradou a estrutura”, comentou o prefeito da cidade, Eduardo Paes.

Já são outras 16 escolas com processo de licitações em andamento para retomar as obras. Várias estruturas já estavam com obras avançadas, no entanto foram paralisadas. O objetivo da pasta é entregar as obras que faltaram e finalizar o projeto municipal.

“Estamos fazendo isso em parceria com outras Secretarias. Com o planejamento desses equipamentos, nós vamos ter maior qualidade na infraestrutura e no bem-estar dos nossos alunos, professores e famílias”, comentou o secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha.

Ainda no mesmo bairro da Zona Norte, foi anunciada a expansão do plantio de hortaliças em terrenos que pertencem à Prefeitura. Os espaços são próximos ao Parque de Madureira e a ideia é que até em 2022 seja a maior horta urbana do mundo.

“É bom a gente devolver essa subsistência pessoal, isso significa uma questão de agricultura urbana, que é um tema muito importante nos dias de hoje. Tem a ver com sustentabilidade social, com geração de renda para as famílias daqui. A gente tem que continuar valorizando esse espaço”,  destacou Paes.

Em três anos o projeto pretende gerar sustento para mais de 50 mil famílias, trazer segurança alimentar também está entre os objetivos.