Band Rio

Escola municipal de Jacarepaguá é acolhida por programa de reformas e melhorias

A integração do colégio no projeto vai beneficiar cerca de 700 alunos do 6º ao 9º ano

Rafaella Balieiro (sob supervisão de Natashi Franco)

A escola fica no bairro do Anil, na Zona Oeste do Rio
A escola fica no bairro do Anil, na Zona Oeste do Rio
Reprodução/ StreetView

A Escola Municipal Marechal Canrobert Pereira da Costa passa a fazer parte do projeto "Abrace uma escola", para receber melhorias e reformas. Além das obras estruturais, o colégio também receberá aulas de Educação Ambiental, através de oficinas para os estudantes.

Troca de piso, instalação de mobiliário de concreto e pintura estão na lista de melhorias a serem feitas no colégio que fica no bairro do Anil, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Ao todo são nove salas e 18 turmas divididas em dois turnos que serão reformadas pelo projeto.

"Não vamos transformar o Brasil, mas se podemos ajudar a transformar a realidade do entorno já é um passo significativo. Essa é uma prática normal no exterior, com doações para instituições de ensino por parte de ex-alunos. A Multiplan, hoje, é o maior gerador de empregos no Rio de Janeiro. Nosso DNA é carioca. Precisamos reter os talentos por aqui.  Por isso é fundamental investir em Educação", afirmou Vander Giordano, vice-presidente institucional da Multiplan, empresa recém integrada ao projeto.

O programa Abrace uma Escola foi lançado em maio desse ano, pela Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Educação. O principal objetivo do projeto é movimentar doações e incentivos para educação por meio de empresas parceiras, já são mais 27 propostas em andamento.

"Estamos muito felizes por esta parceria com a Multiplan. Temos uma rede municipal de ensino com 1.543 unidades escolares. São espaços públicos, que pertencem a toda a sociedade. Esse é um investimento no bem-estar, no desenvolvimento de uma forma geral da sociedade", comentou o secretário da pasta, Renan Ferreirinha.

O investimento na escola da Zona Oeste é bem recebido pelos moradores da região. Essa é uma forma de incentivar a conservação das escolas do bairro e ainda mostrar aos alunos que a sala de aula deles não está esquecida.

"A aproximação da sociedade civil com o poder público é sempre importante! Lá fora esse costume existe e funciona muito bem! Um comércio próximo a uma escola pode estabelecer parceria com um bem público, incentivando esse sentimento de pertencimento pra ambos os lados", finalizou a Subprefeita de Jacarepaguá, Talita Gualhardo.

Empresas interessadas em apoiar a educação carioca podem enviar propostas de projeto através do link, clicando aqui