O Espaço Literário Rio de Paz foi reinaugurado, no Jacarezinho, no último sábado (19). O evento aconteceu um mês depois da comunidade ser ocupada pelas forças de segurança do estado do Rio com o projeto “Cidade Integrada”. O espaço é dedicado ao público infantojuvenil e conta com empréstimos de livros e programação cultural gratuita para a população a cada 15 dias.
A festa de abertura contou com distribuição de livros e doces para crianças e adolescentes, além de apresentações de música, teatro e contação de histórias que destacam a importância da leitura e da educação na vida das pessoas.
“Esse espaço é ótimo. Já participei da primeira vez que abriu. Aqui, faltam lugares como este” contou Rosângela Silva, moradora do Jacarezinho, que levou os dois filhos adolescentes para a comemoração.
NOVO COMEÇO
O espaço funciona na antiga sede do Rio de Música, um projeto social que ensina música de graça para moradores das comunidades, e já foi atingido durante um confronto entre policiais e traficantes. As marcas de tiro ainda permanecem no teto e nas paredes do local.
“Desde que construímos este espaço, nós já levamos cerca de 600 tiros em cerca de dez operações policiais, mas estas dificuldades não impediram nossos voluntários de insistirem em servir à comunidade do Jacarezinho. Essa é a principal via: a educação para a plena inserção em uma vida social produtiva” explicou Antonio Carlos Costa, presidente da ONG Rio de Paz.
O lugar foi idealizado por voluntários do Rio de Paz que acreditam no poder da leitura como elemento de transformação social e teve a sua primeira inauguração em fevereiro de 2020, mas logo fechou suas portas por conta da pandemia de Covid-19. Agora, o Espaço Literário Rio de Paz retornou com mobiliário e livros novos doados através de uma campanha nas redes sociais.