A estação do BRT Golfe Olímpico, na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, foi reaberta nesta quinta-feira (30). Esta foi a quadragésima sexta estação reaberta pela Prefeitura do Rio.
O local estava fechado desde março de 2020 e, em abril deste ano, chegou a ser destruído por um incêndio. A estação teve que passar por reformas estruturais e foi a primeira a ganhar um sistema de automação e sonorização com controle a distância das catracas.
"Em 2022, a nossa intenção é levar esse novo projeto de estação para as demais estações do BRT. Para todas serem modernizadas", afirmou Cláudia Secin, interventora do BRT.
A promessa é que outras estações também passem por reformas, ganhando, por exemplo, um sistema inteligente de monitoramento para evitar casos de calotes e vandalismo. O sistema do BRT, também deve passar por uma reformulação geral.
"Tem medidas importantes acontecendo no início do ano. A licitação da bilhetagem, provavelmente, a nova concessão, a nova operadora. A compra de 600 ônibus só para o BRT, por parte da Prefeitura. Então eu tenho certeza que esse sistema, esse modelo, vai estar funcionando com muita qualidade, já para o ano que vem, mais para o final do ano", disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
O chamado processo de recuperação do sistema do BRT, que segue sob intervenção da Prefeitura, fez com que 19 estações da Avenida Cesário de Melo, voltasse a funcionar, somente em setembro. A reinauguração de hoje (30), também faz parte desta ação.
Apesar das promessas, vários problemas continuam se repetindo. A nossa equipe flagrou um pneu dos articulados estourando perto da estação Novo Leblon, também na Barra da Tijuca. Os passageiros tiveram que esperar um novo ônibus para seguir viagem. Uma situação que não é novidade para usuários do BRT.
"O que a gente vê é isso aí todo dia. Ônibus quebrado. Em pé, muito excesso de gente, sem máscara", afirmou uma passageira do BRT.