O estado do Rio de Janeiro terá uma grande movimentação turística por causa da virada do ano. De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIHRJ), os municípios do interior do estado irão atingir a média de 91,25% de ocupação de hotéis no Réveillon.
"A retomada de diversos setores no Estado do Rio de Janeiro em 2021 inclui o turismo. As perspectivas de incremento para 2022 são ótimas. Todas as regiões do estado têm atrativos e estão preparadas para receber bem os turistas também na alta temporada, nos períodos do fim do ano e férias", garantiu o governador Cláudio Castro.
Esta média de ocupação hoteleira pode chegar a 100%, no dia da virada, e os estabelecimentos estão preparados para a grande demanda, segundo o presidente da ABIHRJ, Paulo Michel.
"Os hotéis estão mais do que preparados em termos de protocolos para operar com ocupação completa com todo o conforto e segurança para os hóspedes", afirmou Paulo.
Angra dos Reis é a região com o maior índice, 97% de ocupação. Cabo Frio e Paraty vem logo em seguida com 96%. Em terceiro está Armação dos Búzios com 94,80%, em quarto, Arraial do Cabo com 93,60% e em quinto, Macaé com 93,50%.
“Estamos fortalecendo o Rio de Janeiro como principal destino turístico do Brasil e temos certeza de que o planejamento e o trabalho iniciados este ano renderão muitos frutos no cenário de pós-pandemia” comentou o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca"
Mas é preciso ter atenção às mudanças de regras sanitárias em cada cidade. A Prefeitura de Arraial do Cabo disse que atualmente o município exige o comprovante de vacinação em locais de uso coletivo e também o uso de máscaras em espaços públicos. Em Rio das Ostras o uso de máscara também é obrigatório em áreas públicas, comércios e ambientes fechados, que também devem oferecer álcool 70% para higienização das mãos. Além disso, a Prefeitura também informou que são esperados cerca de 50 mil turistas neste final de ano. Já a Prefeitura de Armação dos Búzios, está preparando queima de fogos em 4 pontos da cidade. A região está aberta para os turistas e cada estabelecimento tem autonomia para fiscalizar ações contra a Covid-19.
A Auto Viação 1001, espera um aumento de 15% no fluxo de passageiros para a Região dos Lagos durante este final de ano, comparado com o mesmo período do ano passado. A empresa implementou 1.000 horários extras para atender a demanda e ainda ressaltou que as cidades mais procuradas, dentro da região, são: Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio.