Band Rio

Estado ocupa Jacarezinho dando início a novo projeto de controle de território

Operação Cidade Integrada será a repaginação das UPPs no Rio. Na ação de hoje, não houve troca de tiros

Pedro Caruso (sob supervisão de Natashi Franco)

Policiais ocuparam a comunidade do Jacarezinho
Policiais ocuparam a comunidade do Jacarezinho
Reprodução/Band Tv

A comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, foi ocupada por forças policiais na manhã desta quarta-feira (19). Mais de 1.200 policiais, entre civis e militares, participaram da operação, que teve início às 5h e contou com três veículos blindados.

Os acessos à comunidade foram tomados pelos agentes. A megaoperação marcou o início do projeto "Cidade Integrada", do Governo do Estado, que promete reocupar comunidades do Rio de Janeiro, num modelo bem parecido com as Unidades de Polícia Pacificadora. O avanço de novas unidade de UPPs paralisou depois da intervenção federal na segurança, em 2018.

"Estamos falando de um grande projeto, que vai muito além da segurança. É um projeto do Governo do Estado e a segurança é o primeiro passo dele. Temos a oportunidade, agora, de reacender a chama da esperança e acertar os detalhes que ficaram faltando das UPPs. A oportunidade agora é de fazer essa retomada de território de forma cadenciada", detalhou o Tenente Coronel Ivan Blaz, porta-voz da Polícia Militar.

O projeto tem como objetivo integrar bairros formais e informais da cidade, por meio de ações sociais e de segurança pública, com apoio da polícia. As Unidades de Polícia Pacificadora eram alvo de críticas pela violência policial e pela falta de ações sociais integradas.

No próximo sábado (22), o governador do Rio, Cláudio Castro, promete detalhar os projetos que serão implementados permanentemente em duas comunidades.

"Foram meses elaborando um programa que mude a vida da população, levando dignidade e oportunidade. As operações de hoje (no Jacarezinho) são apenas o começo dessa mudança, que vai muito além da segurança", ressaltou o governador no Twitter

Através da mesma rede social, o prefeito Eduardo Paes afirmou que só foi avisado ontem à noite da operação que aconteceria hoje pela manhã, e que não houve um planejamento prévio com a Prefeitura. No entanto, o mandatário da capital garantiu apoio ao projeto "se for pra combater criminoso".

As comunidades de Manguinhos, Bandeira II, Conjunto Morar Carioca e Muzema também foram ocupadas pelas forças policiais.