Sem máscara, ao som de música eletrônica e com aglomeração. A cena parece anterior à pandemia, mas na verdade, ela faz parte do evento-teste que aconteceu no último final de semana no Rio. Com o comprovante de vacinação em dia e com o teste negativo para a Covid-19, a Prefeitura da cidade liberou a realização da festa no Parque dos Atletas, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
O Comitê Científico Municipal deu o aval para o evento acontecer, mas para isso, os que estiverem no evento precisarão ser monitorados. Essa já é uma forma de preparar a cidade para a reabertura e a volta do setor cultural.
"O evento-teste gera duas situações possíveis, por um lado é bom, pois as pessoas serão monitoradas e conseguem avaliar se o risco de contaminação está existindo ou não. Mas por outro lado, caso esse risco exista, as pessoas correm o risco de se contaminar e ainda evoluir para um caso grave", comentou o infectologista Marco Lago.
Foram cerca de cinco mil pessoas na festa desse final de semana. Outros eventos promovidos pela Prefeitura também aconteceram para monitorar a situação epidemiológica da cidade. De acordo com o calendário de vacinação da cidade, os adultos puderam tomar a primeira dose contra a Covid-19 a partir do último final de semana de setembro.
"O monitoramento vai nos dar um norte para saber se poderemos ou não voltar para a vida normal, todos estamos com saudade do normal, mas a ideia é que a gente volte sem risco para as pessoas. E como o próprio nome diz, isso é um teste", finalizou o infectologista.
Em um anúncio feito pelo prefeito Eduardo Paes, durante entrevista para a rádio Band News FM, o carnaval está mantido desde que a taxa de imunização do município seja atingida. Há cerca de uma semana, a Prefeitura antecipou a aplicação da segunda dose da Pfizer para pessoas com 40 anos ou mais.