Exposição no CCBB traz movimento Armorial para o Rio de Janeiro

Evento traz 140 obras, entre elas produções de Ariano Suassuna, um dos maiores nomes do movimento

Beatriz Duncan

Movimento Armorial nasceu em Pernambuco e desembarca no Rio para exposição no CCBB Reprodução
Movimento Armorial nasceu em Pernambuco e desembarca no Rio para exposição no CCBB
Reprodução

Criado em Pernambuco na década de 70, o movimento Armorial está em exposição pela primeira vez no Rio, com 140 obras de arte. A ideia é que o visitante faça uma viagem ao nordeste do país, sem sair do Rio de Janeiro. O evento acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio, até 27 de junho.

Muitos dos materiais expostos nunca tinham saído de Recife, em Pernambuco. Dentre os itens do acervo da exposição "Movimento Armorial 50 anos" estão figurinos recriados do longa metragem "A Compadecida". O filme tem com base a obra de Ariano Suassuna, um dos nomes mais fortes do movimento. A mostra apresenta um pouco da vida e obra do autor além de transitar por diversas fases do Armorial.

Outros nomes que marcam o evento são Francisco Brennand, Gilvan Samico e Aluísio Braga.

“Pra tornar a exposição bem compreensiva para público, ela tá dividida em quatro núcleos. O primeiro se chama “Armorial Fase Experimental” e nela a gente traz obras de arte que compuseram o primeiro momento do Armorial na década de 70. Depois desse conjunto a gente entra na segunda fase que se chama “Ariano Suassuna: Vida e Obra”. O terceiro núcleo é constituído pelas obras do próprio Ariano, que vão ser uma surpresa extraordinária para o público. E tem uma outra parte que eu chamei de “Armorial Sempre” mostrando que embora o armorial não exista mais como movimento, ele deixou frutos”, explica a curadora do evento, Denise Mattar.

Encontros musicais e de conversa acompanham as peças em exposição. O evento segue no mês de julho para São Paulo e em seguida, Brasília.

A entrada é franca e pode ser retirada através da bilheteria do CCBB ou pelo site eventim.com.