Band Rio

Festival Bauernfest volta a Petrópolis a partir de hoje (12)

Evento da cultura alemã impulsiona empregabilidade no município da Região Serrana do Rio

Beatriz Duncan

Festival Bauernfest volta a Petrópolis e acontece até o fim de agosto
Festival Bauernfest volta a Petrópolis e acontece até o fim de agosto
Reprodução

Acontece, a partir desta sexta-feira (12), a 33ª edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O evento, que vai até dia 28 de agosto, celebra a colonização germânica no município com muita música, gastronomia e cultura típica do país. As atrações vão estar espalhadas em diferentes regiões da cidade como o Palácio de Cristal e a Praça da Liberdade.

"A Bauernfest é um desses gigantescos eventos que movimentam toda cadeia. Sua tradição e todo simbolismo histórico e cultural que carrega levam para Petrópolis mais desenvolvimento econômico e um turismo de qualidade. Estamos felizes em ver que nossa região serrana vem se recuperando com muita força como sempre teve. Hotéis,  pousadas, restaurantes e atrações turísticas ganham muito com a festa do colono alemão", detalha o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ.), Guilherme Abreu.

EVENTO IMPULSIONA EMPREGABILIDADE

A Bauernfest chega seis meses depois das fortes chuvas que atingiram Petrópolis, para impulsionar a empregabilidade no município petropolitano. Com oportunidades de contratações temporárias, o evento conseguiu disponibilizar vagas extras nos setores de produção de evento e cozinha, por exemplo.

"Isso gera não só oportunidades de trabalho e de renda, como também potencializa as nossas marcas fazendo com que outras pessoas possam conhecer. Temos nos planejado bastante para encarar o que parece ser a nossa primeira vez, dado tanto tempo sem eventos. Precisamos manter a fábrica produzindo, mas também são outros pontos de venda e isso dá um novo fôlego para recomeçar depois de um período tão difícil para nós", pontua o empresário do ramo de Gelatos comestíveis, André Maia.

Comerciantes vêem ainda o evento como uma forma de oportunidade para fazer novos investimentos na reconstrução dos negócios.

O chef de cozinha Michel Scharder teve um prejuízo de mais de R$ 80 mil com as chuvas de fevereiro. Elas destruíram o Empório Germânico, estabelecimento recém inaugurado, na Rua 7 de Abril, no Centro Histórico de Petrópolis. Agora, recuperado e reaberto, o estabelecimento está preparado para receber turistas e visitantes que vão participar do evento.

"Nós não conseguimos nem processar tudo que havia acontecido naquela época. Deixamos nossas perdas para depois e fomos preparar quentinhas para ajudar quem havia sofrido com as chuvas. Hoje, conseguimos reabrir um de nossos pontos de atendimento e vamos estar com mais quatro locais atendendo durante a festa. É a realização de um sonho viver isso de novo e principalmente poder colaborar para a economia, com a contratação de mais de 40 pessoas, direta ou indiretamente", afirma Michel.

  1. A programação completa está disponível no site oficial da Bauernfest.
  2.  

SERVIÇO

Evento: Bauernfest - Festa do Colono Alemão
Data: 12/08 - 28/008
Local: Petrópolis, Região Serrana do Rio