Flip 2022: mostra da homenageada desta edição acontece nesta quinta-feira (24)

Fotógrafa sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que dedicou a vida aos povos Yanomami será destaque

Karol Neves*

Mostra da homenageada desta edição da Flip acontece hoje.  Divulgação/Flip
Mostra da homenageada desta edição da Flip acontece hoje.
Divulgação/Flip

Acontece até o próximo dia 27, a 20ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na Costa Verde do Rio. Este ano, a Flip vai homenagear a artista Claudia Andujar, fotógrafa sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. A mostra da homenageada acontece nesta quinta-feira (24), às 20h.

Andujar vai ter sua história contada em um documentário que relata o momento em ela se exilou no Brasil e dedicou a vida à proteção dos povos Yanomami. 

De acordo com a diretora do projeto, Mariana Lacerda, “Gyuri é um filme que tenta seguir os passos de Claudia no seu desejo de coexistência de mundos. Um documentário com e para Claudia Andujar, ela que desenhou uma linha geopolítica improvável que nasce na então pequena e destruída cidade de Nagyvárad em guerra, na Hungria, e alcança florestas amazônicas vivas, pulsantes. Eis nossa pequena aposta, o cinema enquanto meio e fim, que faz dilatar o tempo das relações, que promove os encontros e as aproximações entre territórios, entre os povos das cidades e aqueles da floresta”.

O Sesc estará presente nesta edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) com uma programação diversa e para todas as idades. São mais de 40 atrações de variadas linguagens artísticas serão oferecidas.

“Retornar à Flip presencialmente, depois da pandemia, é um momento incrível. E, nesse ano, vamos levar mais uma vez a Paraty uma amostra de nossa atuação no estímulo à cultura e à literatura, além de oferecer ao público atrações que representam a diversidade do nosso país. Estamos ansiosos para receber muitos visitantes e apresentar um Brasil múltiplo em nossas unidades”, disse a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha. 

 

SERVIÇO

Local: Paraty, Costa Verde

Duração: De 23 a 27 de novembro 

Entrada gratuita

*Sob supervisão de Beatriz Duncan