Forte chuva deixa Petrópolis em alerta

Motoristas e pedestres ficaram ilhados em diversos pontos da Cidade Imperial.

Felipe de Moura*

Petrópolis sofreu com as chuvas mais uma vez esse ano  Reprodução
Petrópolis sofreu com as chuvas mais uma vez esse ano
Reprodução

A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, está sofrendo nesta terça-feira (13) com as fortes chuvas que atingem a região. A Prefeitura de Petrópolis acionou sirenes no bairro Independência e pediu para que a população procure o ponto de apoio na Escola Municipal Alto Independência.

No Centro da cidade, a situação também é delicada, já que o Rio Quitandinha transbordou em diversos pontos.

A Defesa Civil do município, às 13h32 desta terça-feira (13), recomendou aos lojistas o fechamento do comércio do Centro Histórico. Em nota, a Defesa Civil informou que “permanecerá monitorando as condições de tempo e poderá emitir atualizações e informativos a qualquer momento”.

Às 14h32, a Defesa Civil liberou a volta das atividades comerciais do Centro Histórico por conta da tendência de redução da intensidade das chuvas.

A CPTrans fechou trechos com bolsões de água, ao longo da Rua do Imperador. No início da tarde, o trânsito foi interrompido a partir da Casa D’Angelo, sentido Nelson de Sá Earp. Mas, alguns minutos depois, o trânsito foi liberado nesse trecho.  

De acordo com a Concer, a Serra de Petrópolis, que havia sido fechada na manhã de hoje, foi reaberta a partir da praça de pedágio de Duque de Caxias, no sentido Juiz de Fora.

A chuva se desloca para o norte do estado, perdendo a intensidade. Para a próxima hora há previsão de chuva moderada no município de Petrópolis. A prefeitura informou que as equipes seguem nas ruas e, até o momento, não há nenhum registro de ocorrências graves. Os pontos de alagamentos espaçados pela cidade também já escoaram.

Em meio à preocupação dos petropolitanos com novas previsões de chuva em virtude das tragédias do início do ano que tiveram mais de 240 mortos, o Governo do Estado do Rio ainda não publicou a licitação das obras de reconstrução de Petrópolis.

Já na capital Fluminense, núcleos atuam ocasionando chuva moderada a forte, em alguns bairros, principalmente na Zona Oeste. No Centro do Rio, houve registro de ventania e a operação do Aeroporto Santos Dumont foi afetada.

*Sob supervisão de Natashi Franco