Greve dos garis é suspensa para limpeza do Rio depois de temporal

A cidade está em estágio de mobilização com a possibilidade de novas pancadas de chuva

Pedro Cardoni (sob supervisão de Natashi Franco)

O acumulo de lixo foi espalhado pelo temporal no Rio André Fraga/TV Band
O acumulo de lixo foi espalhado pelo temporal no Rio
André Fraga/TV Band

A greve dos garis foi suspensa pelo Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro depois das fortes chuvas na Capital Fluminense, na última quinta-feira (31). A paralisação começou na última segunda-feira (28) e tem previsão de ser retomada na próxima segunda-feira (4).

Alagamentos e quedas de árvores foram registrados por toda a cidade e o lixo acumulado nas ruas, pela falta de coleta, acabou agravando a situação.

"Cheguei aqui tava tudo alagado, tudo sujo, tinha uma aula 7h e acabei nem dando porque tive que limpar. Catete sempre alaga, as vezes não dá pra ver a calçacada. Só prejuízo", relatou Joel Silva dos Santos, instrutor de uma autoescola no Catete, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro afetado pelo alagamento.

Além do Catete, outros bairros da Zona Sul da Capital Fluminense sofreram com bolsões de água e alagamentos durante o temporal. É o caso de Botafogo, alguns moradores decidiram agir por conta própria para fazer a limpeza das ruas para reduzir os problemas.

"Disseram que ia terminar a greve hoje, mas até agora a gente não sabe se a greve continua ou terminou. A gente faz o serviço pra ajudar. Tava tudo entupido, tudo alagado. Botafogo sempre alaga, quando chove aqui alaga mesmo", comentou José Lourenço, porteiro de um prédio de Botafogo.  

Na Zona Oeste do Rio, em Guaratiba, foi registrado o maior volume de chuve em 15 minutos, com 39,4 mm. Em seguida, Alto da Boa Vista e Barra/Barrinha também registraram altos níveis de chuva, com 33,2 mm e 31 mm respectivamente.

Durante o temporal, às 23h15 da última quinta-feira (31), a cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de alerta devido ao registro do temporal muito forte. Porém, às 6h15 desta sexta-feira (1), o Centro de Operações do Rio informou que a cidade retornou ao estágio de mobilização.

Confira imagens dos estragos causados pelo temporal por toda a cidade.