Band Rio

Guerra por domínio de favela na Zona Norte deixa 1 morto e 4 feridos

Turista americano foi atingido no pescoço, ele passava férias no Brasil e foi atingido dentro da casa onde estava hospedado

Pedro Cardoni*

Moradores afirmam que o tiroteio dura desde quinta-feira
Moradores afirmam que o tiroteio dura desde quinta-feira
Reprodução

Um homem morreu e outras quatro pessoas foram baleadas em uma troca de tiros entre criminosos no Morro do Fubá, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Entre os feridos está um turista norte-americano que estava atingido no local onde estava hospedado.

Segundo moradores da região, o tiroteio teve início por volta das 17h da terça-feira (9). O corpo da vítima fatal foi encontrado por policiais militares na Rua Padre Telêmaco, em Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro, próximo a comunidade. O homem ainda não foi identificado.

O turista baleado foi identificado como Joseph Thomas, de 28 anos, que foi atingido no pescoço dentro de uma casa na Travessa Souza Andrade e levado para o Hospital Municipal Salgado Filho. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, o turista passou por uma cirurgia, mas permanece com estado de saúde grave.

“Ele tava passando as férias aqui, ele é professor de português em Los Angeles. Ele ama o Rio, ama o Brasil, mas eu sempre falava para ele dos riscos. Eu não imaginaria que fosse entrar uma bala na minha casa e fosse acertar ele”, relatou Célia, amiga de Joseph.

Segundo o Corpo de Bombeiros, outros dois baleados dentro de um ônibus procuraram ajuda em um quartel do Corpo de Bombeiros, que ficava próximo ao local onde o veículo estava passando. Uma das vítimas foi atingida na mão e levada para hospital, mas já foi liberada. A outra foi atendida no local.

Segundo testemunhas, uma idosa também chegou a ser atingida de raspão. A Delegacia de Homicídios e a Delegacia de Atendimento ao Turista investigam o caso.

A guerra no Morro do Fubá já dura mais de duas semanas. Milicianos e traficantes disputam o território e os confrontos tem sido frequentes.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco