Band Rio

Guias do IPTU já estão disponíveis no site da Prefeitura do Rio

Cariocas que pagarem em cota única terão 7% de desconto

Por Amanda Martins

Guia do IPTU já pode ser acessada pelo site Carioca.Rio
Guia do IPTU já pode ser acessada pelo site Carioca.Rio
reprodução

Os cariocas já podem acessar a guia do IPTU, nesta segunda-feira (17), através do site Carioca Digital, da Prefeitura do Rio. Quem optar pelo pagamento em cota única tem direito a 7% de desconto, o mesmo porcentual do ano passado. Os contribuintes terão até o dia 7 de fevereiro para pagar o valor total ou a primeira parcela no caso de parcelamentos.

Este ano, mais de 60 mil imóveis na cidade terão o valor da cobrança reduzido. A medida vale para aqueles que tiveram o imposto aumentado devido o acréscimo de área construída.

A diminuição média será de 29%, mas moradores de alguns bairros vão receber mais de 50% de desconto. A redução era uma das promessas de campanha do prefeito Eduardo Paes. A proposta do município é mudar o fator idade, um dos critérios do cálculo do valor venal do imóvel.

As regiões onde esses imóveis terão a maior queda no valor do imposto são as Zonas Norte e Oeste. No bairro Campo dos Afonsos haverá diminuição de 58%; em Magalhães Bastos, 43%; e Padre Miguel, 38%.

Um dos bairro beneficiados com o desconto é o Engenho Novo, na Zona Norte, onde mora a servidora pública Andreia Peixoto. Mas com surpresa, ao acessar a nova guia, verificou que houve um aumento de R$ 67 comparado com o ano anterior.

“Pior do que você pagar o aumento, é pagar o aumento, imposto caro e não ter retorno da Prefeitura, porque aqui as ruas estão sempre esburacadas, as podas de árvores são feitas, quando feitas, de qualquer jeito”, reclamou a servidora.

A Prefeitura vai enviar 1 milhão e 200 mil guias de pagamento pelos Correios até o dia 23 de janeiro. Mas os contribuintes já podem acessar a guia pelo portal da Prefeitura.