Band Rio

Hemorio lança campanha “Sangue é Vida”, que converte doação de sangue em plantio de árvores

A iniciativa busca contornar o déficit na redução de áreas arborizadas e de bolsas de sangue no Rio

Caroline Nunes (sob supervisão de Natashi Franco)

Hemorio teve queda de 20% na doação de sangue em agosto
Hemorio teve queda de 20% na doação de sangue em agosto
Leonardo Teixeira

O Hemorio lançou hoje, terça-feira (21), uma nova campanha em parceria com a Prefeitura do Rio, através do Instituto Parques e Jardins, para contornar redução de mais de 20% da doação de sangue no mês de agosto. A iniciativa “Sangue é Vida” irá converter, em comemoração a semana da árvore, doações de sangue em plantio de árvores.

“A gente depende muito que o número de doadores aumente, para que os estoques voltem ao normal e a gente possa abastecer com tranquilidade todos os hospitais que precisam do Hemorio”, comentou Luiz Amorim, diretor geral do Hemorio.

A ideia da campanha veio da redução no estoque de sangue do Hemorio, em função da pandemia da Covid-19 e do déficit de 1 milhão árvores urbanas na cidade do Rio. A falta de área verde ocorre principalmente na Zona Norte e Oeste. Quem foi doar sangue hoje, recebeu uma muda para levar pra casa.

“É uma dupla boa ação. Como o Rio estava com um déficit de doação de sangue e nós temos um déficit de arborização na cidade, resolvemos unir as duas coisas”, explica Fabiano Carnevale, presidente da fundação Parques e Jardins.

A campanha teve início hoje, 21 de setembro, quando é comemorado o Dia da Árvore e terá fim em 4 de outubro, dia da Natureza. As mudas serão plantadas em locais selecionados pela Fundação Parques e Jardins.

Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas, de acordo com o Hemorio são necessárias ao menos 300 bolsas por dia para atender a demanda do estado do Rio.

Pessoas que já tiveram Covid-19 podem doar após 30 dias de cura da doença. Quem tomou vacina também pode doar, para a Coronavac o tempo é de 48h depois da aplicação, já os outros imunizantes o tempo é de uma semana.

Para doar sangue basta ir ao Hemocentro, no Centro da Cidade, é preciso ter entre 16 e 69 anos e estar bem de saúde. Para agendar ou tirar dúvidas é só entrar em contato com o disque-sangue: 0800-28-20-708

Serviço:

Local: Hemorio - Rua Frei Caneca nº8, Centro

Data: 21/09 a 04/10

Horário: 7h às 18h