Nesta terça-feira (27), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) formalizou a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro, com o intuito de acelerar a coleta de dados que está atrasada.
O Acordo de Cooperação Técnica é um instrumento que tem como objetivo firmar interesse de mútua cooperação técnica visando a execução de programas de trabalho, projetos/atividade ou evento de interesse recíproco.
“O IBGE pediu ajuda à Secretaria Municipal de Saúde, aos agentes de saúde, já que a gente já tem vínculo com a população e é mais fácil chegar até esses domicílios para fazer essa entrevista”, disse a agente de saúde Fabíola, que já foi a mais de 250 domicílios como recenseadora.
O evento, que aconteceu nesta terça-feira (27), no Museu do Amanhã, no Centro do Rio, premiou ainda agentes de saúde que atuaram como recenseadores no município, ou seja, como responsáveis do IBGE, pelo trabalho da coleta de dados para o censo demográfico.
A coleta do censo começou em agosto deste ano, mas, o resultado, que seria entregue neste mês, será divulgado em janeiro. Essa é a segunda vez que o instituto adia a entrega do material.
“Esse censo tem tudo para ser o censo mais preciso que a gente fez até hoje, com ferramentas tecnológicas incríveis, tivemos um problema muito grave nesse censo que foi a falta de recenseador, por isso mais tempo para fazer a coleta. O grande protagonista nesse censo é o recenseador, sem recenseador a gente não consegue fazer”, disse o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.
Para fechar a cerimônia desta terça, o IBGE lançou o Disque Censo 137, serviço telefônico que vai ficar disponível para os moradores de domicílios ainda não recenseados.
*Sob supervisão de Beatriz Duncan