Integrante de quadrilha de roubo de bancos é preso em Bangu

Investigadores acreditam que a quadrilha chegou a roubar R$ 2 milhões em seis meses

Pedro Cardoni*

Helton foi preso e vai responder pelo crime de roubo a instituição financeira Divulgação/DRF
Helton foi preso e vai responder pelo crime de roubo a instituição financeira
Divulgação/DRF

Um integrante de uma quadrilha especializada em roubos a bancos foi preso em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (6). O homem é investigado desde de um roubo em uma agência bancária de Campos dos Afonsos, também na Zona Oeste, no final de 2021.

Heltor Silva Rodrigues de Souza, conhecido como HT, faz parte da organização criminosa que age com extrema violência durante os assaltos. Em uma das ações, os criminosos chegaram a arrastar uma idosa para dentro do banco depois da vítima tentar sair do estabelecimento. Durante outra ação, o grupo deu várias coronhadas em um cliente que não teria entendido a ordem para levantar as mãos.

“Eles atuam no Rio de Janeiro todo, sempre com extrema violência. A forma de agir chama a atenção porque eles costumam entrar no banco utilizando simulacros de arma de fogo, adentram o banco, entram pela porta giratória de segurança, com esse simulacro, rendem o vigilante, tomam a arma de fogo do vigilante e com a arma de fogo do vigilante, passam a roubar a instituição financeira”, disse o delegado da Polícia Civil Luiz Duarte.

A ação dos criminosos foi registrada em diversas ocasiões por câmeras de segurança das instituições financeiras. As imagens mostram a brutalidade do grupo.

A quadrilha teve origem nas comunidades da Favela da 77 e Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A investigação da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) aponta que a quadrilha conseguiu roubar cerca de R$ 2 milhões em seis meses usando sempre a mesma tática.

Helton já tinha outras duas anotações por roubo e vai ser encaminhado ao sistema penitenciário.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco