Acontece neste domingo (31), a competição simultânea de surfe de ondas grandes e tow-in da Itacoatiara Big Wave (IBW) 2022. O evento na Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói, na conhecida Laje do Shock (atrás da Pedra do Pampo Club). Nessa modalidade, os surfistas são rebocados por um jet ski devido à potência e desafio das ondas no local. A primeira janela do campeonato atingiu séries de ondas com sete metros de altura e os big riders entraram no mar de jet ski pela Praia de Itaipu para conseguirem descer nas remadas.
"Itacoatiara possibilita tanto o surfe na remada na praia quanto o tow-in na Laje do Shock. Foi pensando nessas características que desenvolvemos o IBW 2022, 1ª competição simultânea no Brasil de surfe de ondas grandes e tow-in. O projeto contribui para consolidar Niterói como referência brasileira no surfe de ondas grandes", comemora o idealizador da prova, o presidente da Associação de Surf de Ondas Grandes e Tow-In de Niterói, Alexey Wanick.
A competição é aberta a qualquer surfista que, para se inscrever, deve enviar vídeos das ondas surfadas para a organização do evento. Após o encerramento da janela, previsto para 31 de agosto, as ondas serão julgadas por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios da Liga Mundial para o surfe de ondas grandes. Surfistas da elite do surfe de ondas grandes estão disputando a premiação de R$ 100 mil, entre eles Lucas Chumbo, Michaela Fregonese, Gabriel Sampaio e Lucas Fink, que estarão no mar de Itacoatiara neste domingo.
Gabriel Sampaio, inclusive, já deu uma mostra do que se pode esperar na competiçãod esse final de semana, quando, em maio, surfou aquela que foi considerada a maior onda já registrada na laje do Shock de Itacoatiara, um swell de cerca de sete metros.