Band Rio

Jovem testou positivo para Covid-19 e Influenza ao mesmo tempo no Rio

O caso seria o primeiro do Estado. Um outro foi detectado fora do país em Israel. Eventos como esses são considerados raros

Thales Teixeira (Sob supervisão de Natashi Franco)

O caso seria o primeiro do Estado. Um outro foi detectado fora do país em Israel
O caso seria o primeiro do Estado. Um outro foi detectado fora do país em Israel
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O adolescente Bruno Soutto, de 16 anos, testou positivo para a Covid-19 e a Influenza. Os exames foram feitos em laboratórios particulares e apontaram a dupla infecção.

Segundo a mãe do jovem, Adriana Soutto, na última quarta-feira (29), ele começou a sentir sintomas leves das doenças e fez o teste rápido de Coronavírus e Influenza A/B, que resultou em positivo para as duas.

“Na quarta-feira (29), ele voltou do treino, o Bruno é atleta de futebol, dizendo que estava se sentindo assim, com o corpo arrepiado, um pouco de mal-estar e coriza. Aí de noite ele ficou febril, 37,3º (temperatura). Dei um antigripal, aí de manhã, quando ele continuou (se sentindo mal), na quinta-feira (30), eu resolvi levar ele para testar”, relatou Adriana.

Mesmo depois dos resultados, Bruno foi submetido, pela família, ao Painel Respiratório, que é capaz de identificar os vírus da Covid, Influenza A e B e Sincicial Respiratório, que provoca a maioria das infecções respiratórias. O resultado foi o mesmo.

Apesar da confirmação das doenças, de acordo com Adriana, o filho, que já foi vacinado contra a Covid-19, passa bem e está cumprindo o isolamento social.

“A gente tem visto que a vacina projete contra forma grave. Então, provavelmente, mesmo com a coexistência desses dois vírus, ele vai ter um quadro brando, passageiro, bem rápido e, com certeza, essa imunização vai evitar que ele evolua para a forma grave”, afirmou o infectologista José Pozza.

O caso de Bruno seria o primeiro no Estado do Rio de Janeiro. As Secretarias Estadual e Municipal de Saúde informaram que não foram notificadas sobre nenhum diagnóstico de dupla infecção. Em Israel, uma mulher grávida testou positivo para as duas doenças, recentemente. Esta mistura rara entre os vírus foi apelidada de “Flurona”, uma junção de Influenza com Corona.