“Ladrão aqui”. As palavras pichadas em letras maiusculas no muro da linha férrea, entre as estações do Méier e Engenho de Dentro, paralelo à Av. Amaro Cavalcanti, servia para alertar motoristas sobre roubos na região. No local foram registrados diversos casos nos últimos meses.
Mas nessa quinta-feira (10), um homem não identificado foi flagrado por câmera de segurança apagando a pichação.
A Band Rio teve acesso a novas imagens que mostram flagrantes de furtos e roubos, cometidos geralmente contra motoristas e caronas.
“A hora que tá todo mundo vindo do trabalho, eles agem aqui. Constantemente está tendo assalto”, lamenta a operadora Maria Gorete de Souza.
Os bandidos se aproveitam de momentos de distração dos motoristas para cometer os furtos. Eles agem rápido, e fogem pelo muro, o que dificulta a perseguição da polícia.
O muro fica bem em frente à casa de João Barreto, advogado que mora na região há 25 anos. Ele conta que a situação piorou e que, na semana passada, o próprio irmão dele foi uma das vítimas.
“Ele trabalha em aplicativo, passou com um cliente. E na hora o cara vem muito rápido, eles são jovens, né? E magros, tem disposição. Pula para um lado, para o outro, é muito rápido”.
Dados do Instituto de Segurança Pública escancaram a violência denunciada pelo advogado: o número de furtos na área, que inclui o bairro do Méier, aumentou quase 50% de janeiro a junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O policiamento na região foi reforçado nesta sexta-feira (11).
*Sob supervisão de Christiano Pinho.