Band Rio

Líder de quadrilha que trocava drogas por cargas roubadas é preso

Investigação mostra prática de “escambo” inédita entre as organizações criminosas

Pedro Cardoni*

João Carlos Salomão migrou do crime de receptação para o tráfico de drogas
João Carlos Salomão migrou do crime de receptação para o tráfico de drogas
Reprodução

O líder de uma organização criminosa que roubava cargas de pneus para trocar por cocaína foi preso em uma ação conjunta entre as Polícias Civis do Rio de Janeiro e São Paulo. A investigação aponta uma negociação inédita entre criminosos para evitar movimentação de dinheiro vivo.

Os traficantes de São Paulo utilizavam as drogas para pagar mercadorias de cargas roubadas por bandidos do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. De acordo com os agentes, a investigação teve início depois de um roubo de pneus, que mostrou que essa prática de escambo evitava que os criminosos movimentassem dinheiro nas transações.

João Carlos Salomão emitia notas fiscais frias e vendia boa parte das mercadorias compradas com droga para uma empresa legalmente instalada em Jaboticabal, em São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, uma das vendas chegou ao valor de R$ 350 mil. Com o criminoso, também foram apreendidos 45 quilos de cocaína.

“Nós não havíamos detectado uma situação em que uma carga roubada tinha sido dada em pagamento pela droga. O histórico criminal do preso indica que ele atua na receptação e essa situação dele ter migrado para o tráfico de drogas é o que a gente agora vai investigar”, afirmou Maurício Mendonça, delegado responsável pelo caso.

A Polícia Civil segue investigando traficantes da organização criminosa Comando Vermelho envolvidos no caso.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco