Band Rio

Maior programa habitacional do estado é apresentado no Rio

O projeto Casa da Gente quer construir 50 mil unidades em 5 anos

Por

A expectativa é começar as obras até o fim de 2022
A expectativa é começar as obras até o fim de 2022
Andrezza Buzzani/Band Rio

O Rio de Janeiro lançou nesta quinta-feira (16) o maior programa habitacional já feito pelo estado. O projeto Casa da Gente tem como promessa construir nos próximos 5 anos, cerca de 50 mil unidades habitacionais. A ideia é tentar diminuir o déficit habitacional no estado. Serão atendidas famílias com renda de até R$ 2 mil.  

"O que nós temos visto, nos últimos tempos, é um déficit de habitações que já foram entregues no passado e que hoje estão totalmente insalubres. E essa insalubridade precisa ser consertada", afirmou o governador Cláudio Castro durante o evento.

Cada unidade vai ter uma área mínima de 45m², podendo chegar a 50m². Na instalação, vão ter dois quartos, uma sala, cozinha, banheiro e área de serviço. No total, cerca de 2 mil e 800 unidades devem ser construídas na capital fluminense, incluindo moradias para suprir demandas do Complexo do Alemão e do Jacarezinho.  

O Casa da Gente inclui ainda assistência técnica para 15 mil famílias, melhorias habitacionais em 10 mil moradias em comunidades populares e reforma de 60 conjuntos com mais de 10 anos de existência.  

"O déficit habitacional hoje, como levantado pelo IBGE, é de 498 mil moradias no estado. A nossa expectativa é de que isso seja uma política que nós vamos deixar para próximos governos. É um programa pronto. A expectativa é de que ele continue", declara o secretário estadual de infraestrutura e obras, Max Lemos.

O projeto faz parte da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras. A expectativa é de que até o fim de 2022, metade das obras já tenha sido iniciada.