Band Rio

Mais de 120 homens são presos acusados de feminicídio no Rio de Janeiro

O estado é o segundo que mais registra casos de violência contra a mulher

Rafaella Balieiro (sob supervisão de Natashi Franco)

A operação de hoje contou com mais de 50 viaturas da Polícia
A operação de hoje contou com mais de 50 viaturas da Polícia
Divulgação/Polícia Civil

O segundo estado brasileiro que mais registra casos de violência contra a mulher prendeu hoje, durante uma operação da Polícia Civil, mais de 100 homens acusados de feminicídio. O Rio de Janeiro fica atrás apenas de São Paulo em relação a esse tipo de violência, de acordo com os dados da Rede de Observatórios de Segurança. A ação policial hoje contou mais de 100 agentes envolvidos em todo estado.

Um ex-militar do Exército Brasileiro, Júlio César de Oliveira Souza, que estava foragido desde o ano passado, por um crime cometido em 2012 foi preso hoje. Ele matou a amante depois de não aceitar a gravidez dela. Na ocasião, Júlio ainda forjou um latrocínio para tentar escapar do crime. A vítima morreu esfaqueada e o ex-militar foi condenado a 15 anos de prisão.

O objetivo da operação “Gaia” – que na mitologia grega significa deusa da terra – é encorajar outras mulheres vítimas de violência a denunciar os casos. A diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher, Sandra Ornellas, acredita que dar visibilidade ao crime pode contribuir para a redução dos números.

Apesar de iniciar as buscas pelos criminosos com 85 mandados de prisão, a operação da Polícia Civil prendeu 128 homens acusados de matar mulheres.

Os casos de violência doméstica podem ser denunciados por ligação pelo número 180. Nesse contato, ainda é possível consultar os direitos das mulheres.