O médico Lucas Magalhães, de 26 anos, pediu desculpas por meio de uma nota nesta quarta-feira (20). No documento ele afirmou que estaria sofrendo um “surto psicológico” quando “criou” a narrativa de suborno. Ele é investigado depois de postar um vídeo no último fim de semana falando que ofereceu R$ 15 mil a policiais para tirar amigos da cadeia. Ele alegou que sofre de questões psiquiátricas e que está em tratamento desde o ano passado.
“Tenho sofrido com questões psiquiátricas e estou em tratamento desde o ano passado, quando passei por uma internação. Embora não exerça a profissão, o fato de ser médico me fez questionar e desobedecer inúmeras recomendações médicas, talvez por negação à minha atual condição de saúde psíquica”, complementou o médico.
No video, postado numa rede social, Lucas, enfurecido, afirma que tentou pagar policiais para livrar amigos da prisão por posse de drogas na Delegacia da Barra, na Zona Oeste do Rio.
"Muitas pessoas criticaram, ah porque você ofereceu suborno, mimimi... Meu irmão, o sistema está errado, tá ligado? Você pegar um jovem trabalhador e enfiar ele numa p*** de um presídio, vocês acham isso normal?", questionou Lucas no vídeo que ele postou no final de semana.
Em nota, ele disse que não ofereceu dinheiro para qualquer agente de segurança pública.
“Os episódios relatados por mim não foram reais: não estive com nenhum membro da 16ª. Delegacia de Polícia Civil, não conhecia ninguém que estivesse preso por posse de drogas e tampouco estava indo resgatar alguém. Da mesma forma, jamais ofereci dinheiro para qualquer agente de segurança pública”, disse Lucas, em nota.
Mesmo com o pedido de desculpas, a Polícia Civil ainda investiga o médico por corrupção ativa. A defesa de Lucas chegou a entregar na delegacia uma prescrição médica sobre as condições psiquiátricas dele.
Na última quarta-feira, Lucas prestou depoimento na delegacia da Barra. Os servidores que estavam de plantão ainda serão ouvidos, mas a polícia já confirmou que não houve nenhuma apreensão de drogas na noite em que o médico postou o vídeo.
“Estou consciente de que esse pedido de desculpas não apaga o meu erro, mas foi um alerta de que preciso entender, aceitar e seguir o tratamento prescrito pelo meu médico. Somente assim poderei evitar atitudes fora de controle como esta no futuro. Com o apoio de minha família – a quem também peço desculpas pelo sofrimento que estou causando nos últimos dias – vou buscar seguir meu tratamento”, concluiu Lucas.
*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco