Metrô 24h: composições circulam 115 horas ininterruptas

Cerca de 1,7 milhões de pessoas vão usar o metrô durante o Carnaval na Sapucaí

Pedro Cardoni*

Foliões utilizam o metrô para ter acesso ao Sambódromo na Marquês de Sapucaí Divulgação/MetrôRio
Foliões utilizam o metrô para ter acesso ao Sambódromo na Marquês de Sapucaí
Divulgação/MetrôRio

Um milhão e setecentas mil pessoas serão atendidas pela operação de funcionamento 24 horas do MetrôRio durante o Carnaval na Capital Fluminense. As composições circulam 115 horas ininterruptas entre as 5h da última quarta-feira (20) até a meia noite do próximo domingo (24).

A operação atende os foliões que vão desfilar ou assistir aos desfiles no Sambódromo. A equipe do Centro de Controle Operacional (CCO) também acompanha o movimento do sistema 24 horas pelas 2 mil câmeras do metrô.

"O planejamento de uma operação especial como o Carnaval começa meses antes dele efetivamente acontecer. A gente se reúne com os órgãos públicos, com os organizadores dos eventos, descobre quantitativo de público, origem e destino dessas pessoas para poder montar uma oferta de trens para atender essa demanda", afirmou Rejane Micaelo, gerente de Planejamento Operacional do MetrôRio.

A varredura das 41 estações do metrô, a revisão do sistema de ar condicionado das conduções e a avaliação das portas e da fuselagem foram feitas até as 4h da última quarta-feira (20). Também teve inspeção nas vias, correção de trilhos e revisão dos sistemas de energia, sinalização e bilhetagem.

"O metrô é muito mais rápido, mais fácil, não pega trânsito. A rua tá um caos, tem várias ruas fechadas. Então, vir de metrô é a melhor solução", comentou Mariana do Nascimento Cardoso, foliã e usuária do sistema.

FUNCIONAMENTO DO METRÔ

Durante o Carnaval na Sapucaí, o serviço do metrô não vai ser interrompido completamente às 23h do próximo domingo (24). As estações Praça Onze e Central ficarão abertas até meia-noite para embarque. As demais estações funcionarão apenas para o desembarque.

Para o Desfile das Campeãs as composições vão circular das 5h do dia 30 de abril até as 23h do dia 1 de maio. 

As estações indicadas para o acesso à Sapucaí são a Praça Onze, para os setores pares, e a Central, para os setores ímpares. A transferência entre as linhas 1 e 2 vai acontecer na estação Estácio, com exceção desta sexta-feira (22), que vai ocorrer na estação Botafogo/Coca Cola. Por isso, a estação Cidade Nova vai ficar fechada nas madrugadas de desfiles no próximo sábado (23) e domingo (24).

As rotas Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea do Metrô na Superfície vão funcionar das 5h às 23h30 nesta sexta-feira (22) e das 7h às 22h30 nos próximos sábado (23) e domingo (24).

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco