O Ministério de Saúde lançou hoje (7) uma ação de multivacinação para crianças. A decisão foi divulgada após a Secretaria Estadual de Saúde apontar uma queda na imunização dos pequenos no Rio.
Em 2023, a dose da tríplice viral atingiu apenas 29% das crianças de 15 meses, contra 50% de vacinadas no ano passado.
Além disso, apenas 22,5% dos pequenos de quatro anos tomaram o reforço contra a poliomielite nesse ano. Em 2022, o percentual era o dobro.
O período para atualizar a caderneta vacinal no Rio de Janeiro vai de 26 de agosto a 9 de setembro, sendo o Dia D em 2 de setembro.
A Ministra da Saúde Nísia Trindade esteve presente no lançamento da ação, e falou sobre os planos para intensificar a vacinação infantil.
“É um planejamento exatamente considerando as peculiaridades, não só de cada região, mas de cada local. Isso é feito com a ida de nossos técnicos do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações, estruturando ações de acordo com cada município”, explica a ministra.
Ela também anunciou a substituição da vacina oral da poliomielite, a famosa ‘gotinha’, pela versão injetável, que começa de forma gradual a partir do primeiro semestre de 2024.
A decisão foi tomada com base em motivos epidemiológicos e recomendações internacionais sobre o tema. A ideia é que o Brasil adote a vacina injetável no reforço aos 15 meses de idade.
“A vacina salva vidas, abraça o mundo, não faz mal. (...) A vacina dói no dia, na hora, mas depois seu filho está imune para o resto da vida. Salva vidas de verdade, venha para as clínicas”, pede Thuane Mendes, técnica de enfermagem que é mãe do Christian, de 8 anos.
*Sob supervisão de Christiano Pinho.