Band Rio de Janeiro

Morador fica ferido durante operação policial no Complexo da Penha

A vítima foi baleada dentro de casa. De acordo com a polícia, o objetivo da ação é encontrar criminosos de outros estados escondidos no Rio de Janeiro

Júlia Zanon*

Morador fica ferido durante operação policial no Complexo da Penha
Reprodução

Moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, foram acordados, nesta madrugada (16), ao som de tiros durante uma operação da Polícia Civil. Nas redes sociais, vídeos mostram o barulho de tiroteio que começou por volta das 3h30. Um morador foi baleado por bala perdida dentro de casa e um criminoso foi preso.

O morador ferido é Fábio Gomes, de 42 anos. Ele foi baleado no braço quando se levantou para ir ao banheiro dentro da própria casa. De acordo com familiares, ele ficou com medo de sair para pedir ajuda e ser confundido com um criminoso. Ele mandou um áudio para os vizinhos pedindo ajuda e foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, onde recebeu tratamento. Segundo a unidade, o quadro de saúde do paciente é estável.

"Eu não sei como a bala chegou aqui, tem várias casas na frente. Mas eu preciso de ajuda, eu estou sentindo muita dor no braço esquerdo", disse Fábio em um dos áudios. Ele é músico e trabalha na Roda de Samba do Pelé.

De acordo com a polícia, o objetivo da ação é encontrar criminosos escondidos de outros estados e prender os envolvidos na tentativa de assalto a uma agência bancária do Caixa na Ilha do Governador, também na Zona Norte, na semana passada. Junto com o preso, foi apreendido grande quantidade de drogas.

Em 2023, o Instituto Fogo Cruzado registrou 77 vítimas por balas perdidas na Região Metropolitana do Rio - 24 morreram e 53 ficaram feridas.

O policiamento na comunidade foi reforçado, inclusive com a ajuda de blindados. A operação segue em andamento.

*Sob supervisão de Helena Vieira