Band Rio de Janeiro

MSC Preziosa chega ao Rio depois de suspender cruzeiro pelo Nordeste

33 pessoas testaram positivo pra Covid-19 na embarcação

Beatriz Duncan

33 pessoas testaram positivo; 25 eram passageiros Elber Xavier
Elber Xavier

O navio de cruzeiro MSC Preziosa desembarcou no Pier Mauá, no Centro do Rio, na manhã desta quarta-feira (5), com 33 pessoas positivadas para a Covid-19, sendo 25 tripulantes e 8 passageiros. O navio já havia desembarcado outras 28 pessoas positivadas no último domingo (02), quando atracou pela primeira vez na capital fluminense. No mesmo dia, saiu do Porto do Rio com destino à Bahia. Mas, por conta de medidas sanitárias do governo baiano, a embarcação não pôde atracar em Salvador.

“Um pouco frustrante. O cruzeiro estava programado para ir até o domingo e quando a gente estava chegando mais ou menos em Abrolhos (no litoral sul da Bahia) nos informaram que precisaria voltar para o Rio por conta das questões sanitárias”, relatou o advogado Renato Porto, que estava a bordo.

Segundo o passageiro, conseguir informações foi uma tarefa difícil ao longo desses dias.

“Primeiro informaram que a gente não poderia aportar na Bahia pelas questões de chuvas desse período, então o estado não estava permitindo (a entrada). Depois, foi por causa do Covid então essa questão da informação foi bem complexa”, completou ele.

Relatos de passageiros apontam que quem estava dentro do navio não foi informado sobre os casos positivos de Covid-19.

“Eles avisaram a gente que teria que parar (no Rio) por conta da situação no sul da Bahia, dos desastres naturais e por conta da pandemia, e que a gente não poderia parar em Ilhéus ou Salvador. Mas não falaram de nenhum caso. Não falaram nada disso”, relatou a passageira Giulia Opais.

Durante o desembarque, a equipe da Band Rio flagrou funcionários dentro da embarcação com uso incorreto de máscaras. Profissionais vestidos com equipamentos de proteção individual (EPI) também foram vistos fazendo a higienização do navio.

O número de casos de coronavírus disparou na primeira semana de janeiro, durante a temporada de turismo dos cruzeiros. Em todo o país, mais de 800 casos foram registrados nos navios. Todas as embarcações em operação no Brasil notificaram positivados a bordo.

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros suspendeu voluntariamente todos os embarques até o dia 21 de janeiro. As empresas MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros foram notificadas pelo Procon-RJ para prestar esclarecimentos sobre as medidas aplicadas contra a Covid-19 dentro das embarcações.

A nossa reportagem aguarda uma nota de posicionamento da empresa responsável pelo cruzeiro sobre a suposta falta de aviso aos passageiros sobre casos de Covid-19 a bordo. Sobre o uso indevido de máscaras pela tripulação, a MSC afirma que investiga a situação.