Band Rio

Mulher leva idoso morto para sacar empréstimo em banco no Rio de Janeiro

Funcionários da agência bancária desconfiaram da ação e chamaram o SAMU e a Polícia Militar

Letícia Brazão*

Mulher tenta fazer o idoso falecido assinar os papeis do empréstimo.
Mulher tenta fazer o idoso falecido assinar os papeis do empréstimo.
Reprodução/vídeo

A Polícia Civil prendeu na tarde de terça-feira (17) Erika De Souza Vieira Nunes, de 42 anos, que levou um idoso morto na cadeira de rodas para uma agência de um banco em Bangu, na zona Oeste. Ela tentou sacar R$ 17 mil reais da conta dele, valor de um empréstimo que já havia sido realizado.

Funcionários do banco notaram que o homem não estava bem, com uma cor pálida e sem conseguir sustentar a cabeça. Érika garantiu que isso era normal, mas, desconfiados, eles chamaram o SAMU, que confirmou a morte do idoso. A vítima foi identificada como Paulo Roberto Braga, de 68 anos.

Segundo Erika, o idoso estava internado anteriormente na UPA com pneumonia. A polícia ainda não confirmou a informação. De acordo com a Fundação Saúde, gestora da UPA Bangu, Paulo deu entrada na unidade dia 8 de abril com infecção pulmonar. Ele recebeu tratamento e teve alta dia 15 de abril (segunda).

Erika foi encaminhada para a delegacia de Bangu, onde foi presa em flagrante por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio a cadáver (menosprezar, ultrajar, tratar com desprezo e sem o devido respeito o cadáver ou suas cinzas). De acordo com a polícia, Paulo já estava morto há pelo menos duas horas quando o SAMU chegou ao local.

"O médico do SAMU, ao chegar no local, constatou que ele já estava em óbito aparentemente há algumas horas, ou seja, ele já entrou morto no banco" afirmou o delegado Fábio Luiz da Silva Souza.

Em depoimento, a acusada afirmou ser sobrinha de Paulo e responsável por cuidar dele. Foi confirmado que realmente são parentes, mas a polícia ainda investiga qual o grau de parentesco entre eles.

O motorista de aplicativo que levou Erika e Paulo até o local está sendo esperado para prestar depoimento hoje. Erika não terá direito a fiança. O corpo do idoso será examinado no Instituto Médico Legal (IML), a fim de apurar a causa da morte.

*sob supervisão de Helena Vieira