Município de Quatis zera a fila de castrações de animais

Foram cerca de 165 castrações no município, desde o início do programa em outubro

Thales Teixeira (Sob supervisão de Natashi Franco)

Cerca de 165 animais foram castrados desde outubro Foto: Divulgação
Cerca de 165 animais foram castrados desde outubro
Foto: Divulgação

A fila de castrações de animais do município de Quatis foi zerada, através do programa RJPET, do Governo do Estado do Rio. Desde o início do programa, no dia 28 de outubro deste ano, cerca de 165 castrações, de cães e gatos, foram feitas no município, zerando a fila de espera pelo procedimento.

"Muito gratificante poder levar as castrações para todos os municípios! Mais ainda, ver resultados como esse. Vamos seguir trabalhando para cumprir nossa meta de 100.000 castrações", disse o secretário de Agricultura Marcelo Queiroz.

O projeto visa o bem-estar dos animais que serão castrados, oferecendo muitos benefícios para eles e evitando doenças.

"O projeto de castração tem uma grande importância na vida dos animais, pois através deste procedimento, conseguimos diminuir o risco de doenças, como o câncer de mama e diminuir, também, o aumento desta população, evitando, também, abandonos. Nosso Departamento de Vigilância Sanitária estará sempre disposto a fazer o melhor pelo animal, desde o agendamento da castração até o recolhimento e entrega no dia da cirurgia", afirma a chefe do Departamento de Vigilância Sanitária de Quatis, Fabiana Gonçalves.

O Governo do Estado, por meio da da Subsecretaria Estadual de Proteção Animal (RJPET), custeia as cirurgias de castração, que é um procedimento seguro e eficiente, para o controle de natalidade e que ajuda na diminuição de animais abandonados nas ruas.

"A parceria com o Governo do Estado sempre será imprescindível para nossa cidade. E está acontecendo em diversas áreas de interesse. Agradeço ao Governador Cláudio Castro e ao secretário Marcelo Queiroz por disponibilizar para Quatis esse serviço essencial para diminuir o abandono animal e também cuidarmos de nossos amiguinhos de 4 patas", agradece o prefeito municipal de Quatis, Aluísio d'Elias.

Para se cadastrar, basta o dono do pet ir até o Departamento de Vigilância Sanitária de Quatis com documento de identidade com foto, CPF, e comprovante de residência. Moradores cadastrados podem solicitar uma castração por mês. A média de procedimentos por semana no município é de 30 castrações.