Museu do Pontal tem primeiro arraiá na sede da Barra

Em uma área verde de 10 mil metros quadrados, a festa terá atrações para crianças e adultos durante todo o dia.

Felipe de Moura*

A festa julina terá diversas atrações para a família. Divulgação/Museu do Pontal
A festa julina terá diversas atrações para a família.
Divulgação/Museu do Pontal

Acontece neste sábado (9), a primeira festa junina do Museu do Pontal na sede da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O evento acontece das 10h às 22h e a entrada é gratuita.

O festival terá brincadeiras, jogos, quadrilha, comidas típicas e apresentações musicais. Dentre as atrações, estão o show de “Lia de Itamaracá”, apresentação de Pedro Miranda e o “Forró da Gávea”.

“A festa junina é uma tradição no Museu do Pontal, muito porque fala da diversidade cultural brasileira, da música, da dança, da culinária. Fala de tantos “Brasis” que estão presente no forró, no coco. Enfim, venham para o Museu do Pontal nesse sábado. A entrada é gratuita, transporte também gratuito saindo do Metrô da barra e da Cidade das Artes, comentou Lucas Van de Beuque, diretor do Museu do Pontal.

Brilhando nos palcos com seus 77 anos de idade, a pernambucana “Lia de Itamaracá” é considerada a mais emblemática cirandeira do país. O Mestre Zé Borba, que interpreta o personagem Mateus, no Cavalo Marinho Boi da Garoa, vai comandar uma oficina no local, e também virá de Pernambuco. Além dos dois artistas, a Mestre Ana Lúcia do Coco, considerada patrimônio vivo de Pernambuco, vai comandar uma roda de coco.

Além disso, a equipe do Museu do Pontal vai realizar atividades como o “Auto do Bumba Meu Boi”, um teatro de Mamulengos e uma oficina de confecção de bandeirinhas.

“Venham, todos neste sábado, vamos dançar uma ciranda, vamos dividir essa energia com Lia de Itamaracá, estou aqui, sã e salva”, disse a artista.

Confira a programação completa:

10h – Auto do bumba meu boi

11h – Apresentação das crianças das Escolas Cria com Cavalo Marinho e Vira Virou com cânticos de lavadeiras, coco e ciranda

12h –Ciranda com o público

12h30– Teatro de mamulengo

13h às 19h – Brincadeiras juninas com Tetê Nahas

14h - Oficina de bandeirinhas

14h30 – Oficina com Mestre Zé Borba, o Mateus do Cavalo Marinho Boi da Garoa, de Aliança, Pernambuco

15h30 – Roda de Coco com Mestre Ana Lúcia do Coco do Amaro Branco, de Olinda, Pernambuco

16h30 – Orquestra de viola Caipirando

17h – Pedro Miranda e o Forró da Gávea

18h40 –Brincadeiras juninas com o educativo do Museu

19h – Quadrilha profissional Paz e Amor

19h40 – Quadrilha com o público

20h – Pedro Miranda e o Forró da Gávea

21h – Lia de Itamaracá

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco